sexta-feira, 30 de março de 2012

Previsões do BdP



O Boletim Económico do Banco de Portugal reviu ontem em baixa as previsões para a economia nacional, a qual se admite que recue 3,4% este ano e que estagne no próximo.

O factor que mais contribui para a revisão em baixa foi a crise da zona euro, que pode deixar marcas mais profundas que as esperadas no comércio externo português

De facto as exportações são, em simultâneo, a maior esperança e o maior risco da economia portuguesa. O Banco de Portugal (BdP), admitiu ontem uma baixa na sua previsão para as vendas ao exterior.

Portugal tem tido nas exportações, o seu grande suporte e é com elas que terá de contar para que em 2012, a economia não recue ainda mais.

Este ano, "as exportações deverão manter um contributo determinante para sustentar a actividade, ainda que se anteveja um significativo abrandamento face ao crescimento robusto observado em 2011", diz o BdP, explicando que tal se deve à "deterioração marcada das perspectivas de evolução da procura externa".

HSC

2 comentários:

Anónimo disse...

Em meu entender (fraco é certo)) quanto mais exportamos mais nos endividamos.
O segredo de uma boa administração estatal deve estar na redução das importações.
Pior ainda são os grandes importadores nacionais desalfandegarem os produtos na Holanda e quando chegam a Portugal já não pagas direitos alfandegários por as mercadorias se terem transformando em europeias, gastando gasóleo por essas estradas fora
Falar de falta de patriotismo dos agentes económicos é coisa vã.
José Corvo

patricio branco disse...

antes havia as chamadas remessas ou poupanças dos emigrantes portuguses trabalhando no estrangeiro.
creio que até disso deram cabo, retirando todos os incentivos, fiscais, juro atractivo, possibilidades de contas em varias divisas, para que essas poupanças viessem para portugal.
é o chamado complexo de matar a galinha dos ovos d'ouro que norteia a actuação de quem manda.
ainda por cima a emigração volta a aumentar.