segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sessenta anos


Sessenta anos num trono é obra. Goste-se ou não de monarquias, Isabel II é a representação viva do seu país. Irrepreensível, mesmo para aqueles que são republicanos.
Quando se tem "uma certa ideia" de um povo pode pensar-se em De Gaulle, mas não se deve esquecer a raínha de Inglaterra. Ambos representam um país, uma gente, um determinado orgulho e dignidade no exercício dessa função.

HSC

4 comentários:

patricio branco disse...

não devia haver nenhuma razão para não se gostar duma monarquia constitucional e democratica como a do ru ou outras similares.
Mas é natural haver republicanos e monarquicos, porque não.
de todas as maneiras, há 300 anos que o parlamento ou westminster retirou os poderes ao monarca inglês, tendo desdee então o papel que tem agora.

Mar disse...

Esta ee uma digna representante da realeza,desconfio que nao deve ser pera doce de mulher, mas isso ate convem a uma rainha.

ERA UMA VEZ disse...

Era um cinema de vila tipo "cinema paraíso"
Daí esse filme me dizer tanto...

Noite fria. Eu já estava deitada e os meus irmãos mais pequenos dormiam profundamente. Os meus pais tinham ido ao cinema.

Vem daí filha. Veste qualquer coisa, rápido.
Era o meu pai. Quando soube do documentário da coroação, deu um pulo a casa para me levar. Eu era tão pequenina mas ele sabia que eu não podia perder aquelas imagens...
E os manos? perguntei.
Não te preocupes, já tratei disso.

E lá fui, encasacada,meio aldrabada, cachecol à volta da cara, dos olhos, de tudo, corri de mão dada com o meu pai, entrei pelo escurinho do cinema, aconcheguei-me à minha mãe, e ali estava ela, aquela jovem (com o meu nome)segura, deslumbrante, a ser coroada rainha de Inglaterra.

À distância...acho que este inesperado presente terá sido um dos mais belos que deles recebi.
Como eles me conheciam bem...

Mais tarde,recém chegada ao Liceu
esperei debaixo de chuva com outras colegas para a ver passar numa rua da nossa cidade e até conseguimos um aceno e um sorriso

Sessenta anos?
Como pode mesmo ter sido há tanto tempo?
Verdade???

Pôr do Sol disse...

Parece-me que perdi o texto, mas dizia sensivelmente isto: Quando falo de certos acontecimentos fico assustada, pois passaram 20,30,40,50 anos.

Lembro-me da visita de Isabel II a Portugal, estava na idade das princesas e reis, coches e cavalos brancos, lembro-me de ter ficado vaidosa pois tenho o mesmo nome que a Rainha. Eram Reis e Principes a sério.Lembro-me de terem oferecido um ponei ao rapazinho, à menina não me lembro que prenda teve. Lembro-me de ter folheado dezenas de vezes o Século Ilustrado e o D.Noticias e ficar deslumbrada com as fotos.

Quando , pela primeira vez fui a Londres,já adulta, quiz ver onde viviam. Gostei da cidade, das pessoas, da ordem. Gostaria de lá ter ficado.

Quando voltei, já madura, gostei das renovações feitas, da ordenação do transito da mistura de raças, do civilismo.

Concordo consigo Helena, 60 anos é obra.