quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Não invocarás o nome de Krugman em vão

"Sem pôr em causa o mérito académico (teórico, portanto) de Paul Krugman, convém não esquecer que os textos que publica no seu blog ou nos jornais são, antes de mais, colunas bem escritas de opinião política. E que essa opinião tem uma posição marcada quer no âmbito da discussão das opções internas americanas, quer quanto às relações entre os EUA e a Europa (e o dólar e o euro).

Depois, importa perceber que aquilo que Krugman defende, bem ou mal, é uma solução geral cuja viabillidade só pode ser aferida perante situações concretas. Ora, os estímulos que preconiza dependem de eléctrodos. Que são, no caso, aquilo com que se compra os melões. Coisa que manifestamente nós não temos. Da mesma maneira que não temos dinheiro para pagar aos funcionários públicos se não nos emprestarem.

O que Krugman nega é a via da austeridade como solução para a Europa globalmente considerada. Na sua visão, os Estados com contas públicas equilibradas (isto é, a Alemanha e poucos mais) devem adoptar uma política expansiva. Mas, como aqui reconhece implicitamente, esse já não era o caso de Portugal nem da Grécia em 2008. Isto para dizer que invocar Krugman como voz autorizada contra as políticas de austeridade concretamente aplicadas em Portugal é como defender que a escolha do vestuário a usar no Verão deve ser feita tendo em conta as temperaturas médias do Alaska no mês de Dezembro. Aliás, o próprio Krugman admitiu recentemente que (...) il faudrait que, disons d'ici les cinq prochaines années, les salaires baissent, dans les pays européens moins compétitifs, de 20 % par rapport à l'Allemagne.

Infelizmente, para Portugal a austeridade não é uma escolha. É, antes de mais, uma imposição da realidade e, depois, daqueles de quem dependemos para comprar os melões.Significa isto que não há espaço para a crítica e para opções de política interna? Claro que há.

Ao alcance dos decisores continua a questão do combate ao desperdício e da gestão racional e eticamente aceitável dos escassos meios que existem. A escolha, agora mais do que nunca dramática, coloca-se, por exemplo, entre a captura de rendas pelos poderes instalados e a existência de uma barreira de protecção mínima para os que se afogam na enxurrada e precisam realmente de apoio. Ou entre a compressão de alguns direitos adquiridos e a necessidade de dar resposta a 30% de desemprego entre os jovens. São estas as decisões políticas que o governo deve fazer e é por elas que deve ser julgado."

Este texto que aqui reproduzo é da autoria de Rui Costa e foi postado hoje no blogue colectivo Delito de Opinião. É um texto que merece ponderação.

HSC

2 comentários:

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

é isto mesmo. Não se critica a necessidade de emagrecimento daquilo que tinha ultrapassado os limites do "produzível". Critica-se as opções, nomeadamente aquelas que em vez de puxarem para cima, puxam para baixo (aumento de impostos, não colocação de limites de sobrevivência, já que há muito já quem não consiga pagar bens essenciais ao próprio respirar, manutenção do estado de rendas - ver a proposta de Canavilhas que quer acrescentar mais taxas em cima dos impostos, etc...).
O processo das privatizações, esse, vai ser outro tiro no porta aviões lusitano, de receitas fiscais que já saem pelas escotilhas.

DL disse...

Sou leitor assíduo do blog de Krugman, pelo que creio poder dizer que é um exagero chamar aos textos dele "colunas de opinião política". Os posts são, em geral, fundamentados com dados estatísticos e gráficos. Não se trata de opiniões, mas de demonstrações. Além disso a frase sobre a baixa de salários foi tirada do contexto, pois o que ele preconiza é que essa baixa se faça por uma inflação mais alta do que a âncora habitual do BCE (que só convém à Alemanha) e não por uma redução nominal dos salários.
Enfim, enviesamentos e omissões desculpáveis numa coluna de opinião.