terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mais respeitinho, por favor!


"O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, apelou hoje aos portugueses para serem “mais exigentes”, “menos complacentes” e “menos piegas”, porque só assim será possível ganhar credibilidade e criar condições para superar a crise".

Começo a andar muito cansada deste tipo de conselhos. Depois de arcarmos com uma série de sacrifícios, o menos que se pode pedir, é que quem nos governa, tenha por nós mais respeitinho.
Gostaria muito de saber - já não estarei entre os vivos - se Passos Coelho, na minha idade, alguma vez trabalhará as doze horas que eu trabalho, sem me queixar.
Por isso, e porque estou longe de ser única, julgo que o PM deve ter algum cuidado com as palavras que usa e com o modo como avalia os portugueses.

HSC
Nota: Ouvi hoje, dia 8 de Fevereiro, o discurso na net. Embora a frase esteja fora do contexto, o conteúdo não foi, a meu ver, adulterado. Por isso mantenho que o PM tem de mostrar pelos portugueses muito apreço, nomeadamente quando lhes pede sacrifícios que, para muitos, são insuportáveis. Respeitinho sim, porque o merecemos, mais do que ninguém!

16 comentários:

Ana disse...

Bom dia.

Partilho a opinião. O PM pensa que está a falar para quem? para crianças de 5 anos? Tenham mais respeito e consideração e não me venham falar como se fossemos todos uma cambada de irresponsáveis...

Raúl Mesquita disse...

Apoio incondicionalmente as suas palavras, Cara Amiga!

Raúl.

ves disse...

Passaram-lhe um cheque em branco, agora ouçam-lhe os fluentes discursos....

Se não fosse trágico, até tinha graça, o senhor!!!

Um bj

MHelena disse...

Respeitinho e tento na língua!
Mais tarde vêm dizer que não era essa a intenção, que se expressaram mal, que a citação está fora do contexto mas quem tem responsabilidades políticas e civis, seja PM, PR ou um ex-ministro num debate televisivo TEM que medir o que diz. Se não têm o dom do improviso limitem-se a ler o que os assessores escrevem. Para isso lhes pagam, não ??

PS
Mil desculpas pela invasão mas acordei - literalmente! - com este discurso e "saltou-me a tampa!". Estou farta que me tratem como se fosse atrasada mental!

DD disse...

Se me permite, subscrevo na totalidade o seu comentário.
Passos Coelho, para além de picareta falante" está a tornar-se tão arrogante, que não se suporta.

Anónimo disse...

parabéns pelo post. é insuportável, é imperdoável este espécie de pm. um grande povo com nove séculos de história não admite ser tratado assim.
brrr

ERA UMA VEZ disse...

Querida Helena

Quem nos dera a todos nós, mesmo aqueles que não militam nos partidos do poder, que o nosso primeiro ministro e "alguns alvarinhos" do seu governo estivessem a AJUDAR os portugueses a entenderem os sacrifícios pedidos, a ver mais longe, a ter força para chegar a um "depois de amanhã".

Tirando uma ou outra greve sectorial, as pessoas parecem conformadas a aceitar as dificuldades, provavelmente na esperança de que ultrapassada este fase, possamos um dia respirar de alívio...e ter um País melhor.

Mas este silêncio tem de ser respeitado como a Helena diz.

É um povo inteiro a tentar AGUENTAR.O mesmo povo a quem há menos de um ano este senhor até "pedia desculpas"com um ar ligeiramente "piegas"

A verdade é que aquele sorriso generoso e compreensivo vai caindo, desaparecendo (talvez esteja a ficar fora de prazo). Em vez disso cresce um ar mal humorado, ameaçador(custe o que custar) e agora o "sejam menos piegas" como se fôssemos putos mimados...

Alguém devia explicar a este cavalheiro (que vai deixando cair a máscara) que quem semeia ventos...colhe tempestades.

Já nos basta "aquele" que se foi embora e diz que não está arrependido de nada.Para "pouca sorte", já chegava.

Permita-me Helena que lembre de novo António Aleixo quando dizia:

VÓS QUE LÁ DO VOSSO IMPÉRIO
PROMETEIS UM MUNDO NOVO
CALAI-VOS QUE PODE O POVO
QUERER UM MUNDO NOVO A SÉRIO

...e depois pode ser tarde demais...podemos mesmo ficar menos "complacentes"
Alguém deseja isso? E depois,como se estanca a corrente?

Grande abraço amiga.

Pôr do Sol disse...

Pois é, a minha avozinha dizia"se queres ver o vilão, poe-lhe o pau na mão".Eu, que não lhe dei pau/voto, lembro-me de outro ditado portugues, Não sirvas a quem serviu nem peças a quem pediu, e todos nós já lemos como e QUANDO é que o referido senhor começou a trabalhar e para quem.

Nós, que temos mais anos de trabalho que o sr tem de vida, começamos a perder a paciencia.

Anónimo disse...

lamento, minha cara senhora, não lhe poder dar os parabéns pela 'Nota' com que veio retirar ao post algo da acutilância que me impressionou e surpreendeu por vir de quem veio. e não havia necessidade: bastava ver/ouvir o lamentável discurso do pm - 25 penosos minutos a 'celebrar' o que considera negativo nos portugueses - num desastrado improviso que, aliás, o despacho da lusa resume muito bem e com fidelidade.
(estas minhas reticências não diminuem o grande apreço que tenho por si e pelas suas atividades e não merecem sequer ser publicadas, até porque formuladas por anónimo. mas não quis calar a deceção que a 'Nota' me causou, embora de certa maneira a comprenda).
brrr

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo das 12:42
Fiz o que uma pessoa séria - em que me tenho - deve fazer quando transcreve uma notícia que lhe dizem estar fora do contexto. Vou ouvir hoje o discurso e a seguir decidirei sobre o que escrevi.
Se a notícia corresponder ao discurso, a nota será retirada.
Faço aquilo que a minha consciência me aconselha, tendo já ouvido coisas de bradar aos céus, sobre familiares próximos.
Julgo que o caro Anónimo, não faria diferente.

Helena Sacadura Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

como eu a entendo, caríssima hsc! o que me 'justifica' o anonimato é o ter nome de família de que muito me orgulho mas que suscita reações de ignaros que me atacam o nome e não o que escrevo. e até entenderei que a hsc mantenha a nota depois de ouvir o discurso, pois poderá dele ter interpretação honesta e legítima diversa da minha. só lamentei que o não tivesse ouvido antes. com todo o apresso.
brrr

Anónimo disse...

mas que horror! vejo e nem acredito!
apresso-me a corrigir:
'com todo o APREÇO'.
brrr

Raúl Mesquita disse...

???

Assino:

"nonimamente e com orgulho": Raúl Mesquita.

Varredora Profissional disse...

Tendo em conta o tempo que trabalha, aquilo que escreve e a cabeça que tem, não quer candidatar-se? Era tão bom termos alguém como a Helena no governo...como era bom! Eu sei que não gosta, mas era tão bom... se calhar até podia gostar...se calhar não gosta da política como se pratica no nosso país, se calhar no governo faria outra coisa qualquer que não se chamaria política, mas certamente estavamos muito melhor servidos! Tinhamos na casa "de todos" uma boa governanta. Pense nisso!

Anónimo disse...

caríssima HSC
reitero os meus parabéns pelo post e pela nota.
concordo com Varredora Profissional mas em candidatura para pr. conte com o meu voto.
(voto anónimo, é certo, mas são os votos anónimos que contam para eleições. os militantes anti-anonimato, Raúl Mesquita incluído, já terão pensado nisso?)
brrr