quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As tricas nacionais


Há povos mais fadados do que outros para as tricas, em particular as políticas. Como se calcula, vivo há demasiado tempo no meio delas, para saber o que verdadeiramente representam.
O português é tutólogo por natureza. Sabe tudo de tudo e emite opiniões. Sobretudo, sabe aquilo que não cuidou de saber se era ou não verdadeiro e que afirmou, tornando-se, deste modo, um propalador de mentiras, um fazedor de rumores, um criador de boatos. Qualquer de nós já, alguma vez, terá passado por situações semelhantes.
Sabe-se que o que anima este tipo de comportamento é a inveja. Daquilo que não se tem. Ou daquilo que não queremos que os outros tenham. Nada a fazer, que não seja cortar cerce o mal pela raiz. O que só é possível de duas formas. Ou desmentindo, ou usando do humor. Por norma prefiro este último, porque o primeiro acaba sempre por publicitar também o que se quer anular. O humor, porque mais raro, deixa o outro sem resposta. E quando este a consegue, por norma, ela já não é oportuna.
Se não fosse algum sentido do humor que cultivo, julgo que uma boa parte da minha vida se passaria a tomar ansiolíticos. Prefiro rir. É mais barato e faz melhor!

HSC

2 comentários:

Conservador disse...

Helena, fala do quê? Já percebi ...do opinadeiro. Mas...do quê? De que realidade ... , por detrás do véu?

Pôr do Sol disse...

Cara Helena,
Muitos de nós em alguma situação já estivemos na sua posição. Por vezes não chega a ser inveja, mas o desejo de protagonismo e dizerem--se muito "up to date".

Para isso a minha mae tinha um lema: senhora séria não tem ouvidos, ou são balas que resvalam na couraça da minha indiferença.

Continue a rir pois além de um bom remedio, faz bem à saude.