quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A criatividade




A criatividade não tem limites. Este boneco "escultura" é feito de havaianas. Teria descoberto antes de chegar à ultima imagem?
Foi erradamente atribuído a Joana Vasconcelos, que é uma inovadora em todos os aspectos porque não só recupera a tradição - é o caso do crochet - como recupera garrafas ou tampas metálicas, para só falar de alguns dos seus trabalhos. Mas o seu autor é Florentijn Hofman, que referimos na nota abaixo.
Como se vê, a confusão não é muito surpreendente porque há, de facto, semelhanças no trabalho dos dois artistas!

HSC
Nota: Acaba uma comentadora de me informar que, ao contrário do que eu disse e me haviam informado, este "boneco" não é de Joana Vasconcelos mas sim do designer Florentijn Hofman. Quem quiser pode ver mais obras suas em www.florentijnhofman.nl/dev/projects.

12 comentários:

ERA UMA VEZ disse...

Fantástico mesmo!!!
Como tudo o que faz.
E que dizer do sapato de "cristal" feito com tampas de tachos...e que se encontra no hall de entrada do Hotel de Design em Tróia?

Anónimo disse...

Recebi por e-mail há uns tempos, mas até visualizar a última imagem nunca diria que era uma combinação de havainas. A Joana Vasconcelos é um caso sério de genialidade e de orgulho nacional!

Isabel BP

Divina Tragicomédia disse...

A Joana de Vasconcelos dá novos contextos e significados, outras dimensões, horizontes estéticos e sociais mais vastos, aos objectos banalizados pelo uso e pelo nosso olhar distraído e rotineiro.

JV revaloriza os universos femininos, ao utilizar técnicas ancestrais de croché, pouco valorizadas socialmente.

Também agita problematizando objectos tabu, como o tampão (não me lembro do nome do seu imponente candelabro feito com tampões).

Vi em Sta Maria da Feira a sua instalação 'Donzela'- uma colcha branca gigante, pendurada do castelo. O que mais me impressionou foi a colcha ter sido feita por dezenas(não sei se centenas) de mulheres da região e de crianças nas escolas.

Helena aproveito para lhe dizer que faz muita falta na Moeda de Troika, e ninguém sabe porque é que saiu. A tendência para a boniteza light é empobrecedora, porque existem programas para todos.

E sou completamente isenta, porque não a conheço de lado nenhum e sou simpatizante de esquerda... LOL

Helena Sacadura Cabral disse...

Divina Tragicomédia
E quem lhe disse, cara divina que eu era simpatizante de direita?Olhe que não, olhe que não!
Nunca se fie.
O meu filho Miguel tem uma expressão pública para me definir:" é a mulher de direita mais à esquerda que eu conheço".
Ele lá sabe...mas, veja lá, começo a achar que o BE está muito à direita para o meu gosto...
Não revelei, nem revelarei os motivos que me levaram a sair da
Moeda de Troika. Mas ninguém é insubstituível. E eu muito menos!
Quanto à nossa JV confesso-lhe que a tenho em elevadíssima consideração. Até porque faço crochet e não me envergonho disso. É uma óptima ocupação para minorar o stress. Tal como cozinhar...

iddeias sem fim disse...

hFantástico !!!!! tal como todas as obras de Joana Vasconcelos.
Também só descobri o material utilizado no final. Lindo!!!!!

Aproveito para dizer que concordo com a Tragicomédia. Tive muita pena que tivesse saído do programa moeda de Troika. Aliás, nunca mais me interessei por ele, nem sei quem a substituiu!!!

bj

Rosa Vouga

Histórias de Nós disse...

Que coisa extraordinária, que imaginação sem limites! E que orgulho de que seja nossa..!

Anónimo disse...

Admiro os trabalhos da joana Vasconcelos, este é mais um fantastico!
Aproveito para dizer à helena que o programa moeda de troika nao tem o mesmo interesse.Já nao regressa?
Js.

luisa disse...

Também gosto muito das criações da Joana Vasconcelos, mas esta escultura não é dela. A primeira vez que a vi também imaginei que fosse, mas na realidade é do designer Floentjin Hofman. Ver aqui: http://www.florentijnhofman.nl/dev/projects.php

:)

Julia Macias-Valet disse...

Obrigada Luisa... a Floentjin Hofman ou que é a Floentjin Hofman !

Divina Tragicomédia disse...

Obrigada pela informação sobre o artista holandês FLORENTIJN HOFMAN.
Esta obra 'Fat Monkey' foi criada em São Paulo em 2010 e as havaianas foram usadas como ícone brasileiro.

Se pensarmos bem, a obra da nossa Joana Vasconcelos tem uma forte componente portuguesa: croché, tricot, azulejos, ferro forjado, cães de louça, esculturas e instalações feitas de retalhos de tecidos, tachos, garrafas de vinho, etc.

Deste ponto de vista, talvez as suas peças mais emblemáticas sejam a enorme pega de cozinha, o coração de 'filigrana' de grandes dimensões, feito de talheres de plástico ('Coração Independente Português') e 'Sr. Vinho', um garrafão de ferro forjado, com a dimensão muito ampliada, como é seu hábito.

Pôr do Sol disse...

Cara Helena,

Quando ontem, divertida, mostrei à minha filha a "ultima criação de Joana Vasconcelos", aqui posta,e tentei que adivinhasse de que era composta, fiquei desiludida ao ouvir dizer: lamento Mãe mas esse boneco não é dela.Já o vi num livro de design.

Admiro as obras de JV e continuo renitente em acreditar que se tenha intitulado autora desta.

Se a Helena foi induzida em erro é natural, mas como? e onde?

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Pôr do Sol
Fui de facto enganada mas mal soube pus logo uma nota no post.
A minha amiga veja, de novo, o meu post e encontrará na nota colocada no fim, o nome do autor e o link para ver outras obras dele. E também já corrigi quem sem intenção me deu uma informação errada.