domingo, 9 de outubro de 2011

O boato


Há anos escrevi um artigo sobre este tema. Procurei-o, hoje, nos meus arquivos - que de arquivos já começam a ter pouco - mas não o encontrei. Não faz mal, porque continuo a pensar sobre o assunto, exactamente o que pensava antes.
O boato nasce do desejo de fazer mal a alguém e, por norma, visa, também, lucros pessoais. Assim, de uma só vez, o autor atinge dois fins. Depois fica à espera.
Não precisa de fazer mais nada, porque o rastilho, aceso, segue o seu caminho estrelar, em várias direcções como os braços de uma estrela.
Quem escreve, jornalista ou não, se entende que é importante dar uma notícia ou abordar determinada questão, deve sempre ser cauteloso na "forma" e no "conteúdo", sobretudo se não tiver a oportunidade ou até a possibilidade de ouvir as fontes envolvidas.
E é um facto que nem sempre isso é possível. Ou porque o autor não tem acesso a elas, ou porque elas se recusam a dar esclarecimentos.
E aquí entra um outro vector de análise: o que é público e o que é privado. Acrescento, e o que é "pessoal".
Há pessoas que pela posição que ocupam, vêem o seu lado privado extremamente reduzido. A saúde de um PR, por exemplo, não pode ser um assunto privado. Mas os tratamentos que faça, são-no, com certeza.
O lado pessoal, a família e os seus, esse é inviolável. O que nem sempre acontece.
Ora os boatos tentam, justamente, para se acobertarem, fazer coincidir numa só base, este tripé. A legislação, tanto como a demora da Justiça, dão inteira cobertura a este tipo de atitudes. É pena, mas é a mais pura das verdades.
E constitui uma das razões porque as pessoas sérias não aceitem certo tipo de lugares que, à partida, sabem, as expõem à maledicência e ao boato!

HSC

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Helena

deixo aqui o meu comentário, não ao post em questão, mas ao seu novo programa, que ontem, por casualidade, apanhei mesmo a iniciar (foi devidamente publicitado?Se calhar não estive atenta).Parabéns aos três, foi como o Herman disse um serão muito bem passado e foi um prazer ver-vos comentar os diversos assuntos que vieram à mesa.Muito obrigada e desejo-vos todo o sucesso!

Anónimo disse...

Olá novamente Helena,

acabo de ver que afinal anunciou o programa no sábado aqui no blog.No fim de semana ando sempre num virote por causa dos miudos e raramente abro o computador e nem quero pensar na desilusão que sentiria hoje se ontem não tivesse, por sorte, assistido ao programa!

Mais uma vez parabéns e um beijinho para os três!

Isabel Seixas disse...

Pois subscrevo-a, se concordo, mas é uma lástima que assim seja.

Cunha Ribeiro disse...

Cá vim eu à procura da descodificação de um certo boato, mas...

Parabéns, pelo seu programa de televisão, e pelo excelente Blog.

Anónimo disse...

O boato tem um excelente "habitat" em Portugal e, dificilmente, entrará em vias de extinção.

Isabel BP