terça-feira, 9 de agosto de 2011

Obama que se cuide...

Pedro Guerreiro é um jornalista que, por norma, diz coisas acertadas e que respeito. Na sua crónica de hoje no Correio da Manhã, acerta na "mouche", quando se refere à actual situação dos Estados Unidos da América, versus agências de rating.

Diz ele que os tigres quando nascem são uns animais adoráveis que qualquer criança gostaria de possuir. O problema surge quando eles crescem e se tornam ferozes, indomáveis e assassinos.

Enquanto as agências de rating apenas atacaram a Europa, Obama tinha pena, mas pensava que as ditas eram americanas e lá saberiam por que o faziam. Porém, quando as feras se permitiram descer o rating da poderosa America, o problema já era já outro. É que o Presidente conheceu, finalmente, a dor de quem nos roe as canelas.

Barak presume-se injustiçado pela Standard & Poors, que desceu o rating do seu país. Esquece, claro, a dívida colossal do mesmo. Sente - temos pena, como soi dizer-se - que, pela primeira vez, aquele que sempre foi considerado o melhor risco do mundo tivesse deixado de ser intocável.

Finalmente Obama compreendeu que os tigres não são de papel e que, pela sua própria natureza, matam para viver. Inclusivé americanos. O que deve levá-lo a ter muito cuidado, porque daqui a três meses, o acordo a que agora chegou, poderá não se repetir... e os tigres estão lá para atacar.



HSC

2 comentários:

Blondewithaphd disse...

É isso mesmo: temos pena...

Anónimo disse...

Excelente Post! E que belo e majestoso animal.
P.Rufino