sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Absolutamente aterrada

Acabo de ouvir as declarações do Ministro das Finanças. Não quero acreditar que será a taxa máxima de IVA a que se irá aplicar ao gás e à electricidade.
É que as consequências desta medida são de uma gravidade tal que, ou estado em que o governo anterior deixou este país, era muito pior do que julgávamos já conhecer, ou desisto de entender a lógica de tais decisões que, para além do custo próprio, vão arrastar consigo o aumento em flecha de bens básicos essenciais. E com eles, claro, as duas reacções sociais inevitáveis: o desemprego e a violência, em particular a urbana.
Apesar de não possuir os dados todos - não sou governo - não acredito que não seja possível encontrar soluções alternativas menos dolorosas para as classes mais desfavorecidas.
Estas medidas, agora anunciadas, vão ter custos elevadíssimos para todos nós, e se o governo não as explicar muito bem, julgo que o seu caminho não será longo.
Os portugueses não são todos doutorados. Mas não são destituídos de bom senso. Têm-no provado à saciedade. Precisamos todos de compreender porque é que foram estas e não outras as opções feitas. Já. Temos esse direito, para que aquilo que aconteceu em Londres não venha a repetir-se aqui!

HSC

21 comentários:

margarida disse...

Será bom para a indústria das velas...

Teresa disse...

Estou igualmente aterrada. A cada novo dia um pouco mais.

carolina disse...

Sim, também fico chocada. Aterrada, penso que é uma boa palavra…mas percebo perfeitamente qual a lógica que segue esta gente. È a lógica de quem não faz ideia do que são sacrifícios, de gente que estudou e governou-se à custas dos pais e que nunca soube o que era ganhar para comer, não faz a mínima ideia do preço do dinheiro e acha que sacrifícios é passar férias em Vila Moura e não nas Mauricias, é não jantar fora em restaurantes “in” e comer “mais casa” e tudo o mais nessa base. Não percebe nada do que significa ganhar um ordenado como os que são pagos em Portugal e viver com isso um mês inteiro sustentando a casa e os filhos (claro que filhos são cada vez mais opcionais). Diz-se muito bem que para se julgar um homem deve caminhar-se 3 luas com os seus mocasins, eu diria ainda que para governar-se bem deve viver-se como o vive o seu povo e, esta gente que nos tem governado não faz ideia do país que governam. Por isso é vê-los governarem para satisfazer as necessidades do grandes grupos económicos , porque , de facto é ali que irão encontrar os “amigos” que lhe oferecerão, presentes, ferias e mordomias e salamaleques….ah que desespero

Fada do bosque disse...

Ninguém fala na Grécia... e está muito pior do que em Inglaterra. talvez por isso não seja convenuente. Não têm nada que não esteja privatizado, apenas a Acrópole. Nós vamos a pique ter com os gregos e não sei como ainda há quem se admire, com esta tróica e com este governo. O Chile acabou de ser devastado pelo FMI, imagine nós, com três sanguessugas deste calibre!

aNaTureza disse...

Cara Dr.Helena,

é um descalabro, e ainda "a missa vai no adro".

"Aqueles que tornam a revolução pacífica impossível, tornam a revolução violenta inevitável"
frase de John F.Kennedy

Infelizmente...

Pela lógica do sistema económico, acaso as medidas que andam a ser tomadas, irão incentivar o crescimento?

Já não aguento tamanho ilusionismo.
Por isto é que o povo acha que não percebe nada de economia...nas contas do povo 2+2=4, mas segundo os economistas e governantes, o resultado é outro.

Para a maioria das pessoas, tempos muito maus se aproximam.

Tétisq disse...

Concordo. Não está a ser tido em conta o real estado de carência da maioria das familias. Para a maior parte das familias isto sigifica que iniciam o ano sabendo que não têm metade do habitual subsidio de Natal e que a metade que vão receber será consumida em 2012 pelos aumentos do IVA na electricidade e gás.

Gaivota Maria disse...

Os cérebros estão loucos. É de mim ou começaram as medidas de poupança debaixo para cima? mais uns tempos e voltamos às licenças para os isqueiros para termos com que nos iluminarmos...

Anónimo disse...

Cara Helena,

Foram apresentadas estas medidas porque não há coragem para mexer nos poderosos interesses corporativos e é mais fácil mexer na carteira dos mais desfavorecidos.

Há duas semanas, no restaurantezinho onde costumo almoçar, estava uma senhora, na casa dos 60 anos, a comer uma sopa e um pão ao balcão e as lágrimas corriam-lhe... ficou desempregada e o marido morreu recentemente. Deve ser muito triste viver da caridade alheia.

Estou mesmo decepcionada com os políticos deste país!

Isabel BP

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

De 0 a 20, nota 5 para este técnico.

parecido com o Jaime Silva, o tal que afundou a agricultura e pescas Portuguesas.

Infelizmente muito e muito mais será quando passar o controlo de empresas fundamentais e monopólicas para as mãos do capital externo.

Queres água? Pagá-la-às como se fosse engarrafada?

Queres apanhar um avião? Irás a Madrid ou Londres porque o HUB Português já era, o Know How da aviação já se perdeu, os pilotos já devem vestir fardas da Lufhtansa.

A REN privatizada? Num momento que se fala da necessidade de concorrência na produção, privatiza-se uma empresa de monopólio natural?

Pobre país!

Monchique disse...

Ensina a teoria que o Profeta Amós fala dos pobres e que Sofonias fala aos pobres. São dois textos bem pequenos do Antigo Testamento que os nosos governantes deveriam ler e meditar. Um exemplo tirado de Amós:Não terá Israel perdão (quem nos governa hoje) porque vendem o justo por dinheiro e o pobre por um par de sandálias;porque estão ávidos para ver o pó da terra sobre as cabeças dos indigentes e desviam os recursos dos humildes...virão dias em que vos puxarão com anzóis, e vossas acompanhantes com arpóes.
Acreditem que é verdade, seremos nós que votamos neste governo que vamos sentir mais revolta e que mais iremos procurar formas de castigar.

Unknown disse...

Não sou nada nem ninguém, mas o que penso é que isto só vai lá com umas valentes bofetadas. Pois governo após governo não pensa nem está interessado no povo, o povo que se amanhe.Não têm pão comam brioches., já lá dizia a rainha. Somos um povo de brandos costumes, pergunto até quando. Helena gosto muito de si é uma mulher sem tempo, parabéns

Anónimo disse...

O importante é que bens essenciais como a Coca Cola continuem com 6% de iva.

ERA UMA VEZ disse...

"Não têm pão comam brioches" disse a Rainha.
E,cara Gena,o que aconteceu à Rainha,
o que foi???

Anónimo disse...

Claro que a coca cola´tem que ficar barata para rebentar com os dentes e ossos do pessoal.

O problema que a HSC debate é como uma hemorragia interna. O prblema de portugal está lá dentro: Corrupção e traidores à patria !

A formação da União europeia é uma conspiração para derrubar as nações e promover as corporações.
Agora percebe-se o quanto contente ficou Socrates com a assinatura do tratado de Lisboa! "porreiro pá"

Sobre a divida tirei este parte no meu comentaário de outro post!

Portanto, o que os Banco Cntrais estão a fazer é a produzir divida a partir do nada ! É uma especie de Dona Branca em ponto grande !

Com isto submetem os Estado À bancarrota e privatizam ascompanhias dos serviços publicos e retiram aos estados a sua autonomia!
É quando colapsar a economia , introduzem outra moeda e continua-se outro ciclo a partir do zero ou seja da miséria!

O Equador, também estava afogado de dividas! apareceu um jovem presidente ( correa )que justificou que a divida era ilicita, junto do FMI e ganhou no tribunal ! Correu com o FMI e livrou o seu povo da fome!Hoje só optem financiamento da China que compra o seu petroleo na totalidade.

O Iraque ficou com a divida perdoada pelo mesmo motivo. Foi o próprio JWBush que decretou que o povo estava oprimido e seria injusto que pagasse a divida contraida pelo seu ditador

Estes dois exemplos são muito semelhantes com portugal, só que em Portugal não há petroleo nem politicos que se interessem pelo seu povo.
As dividss foram contraidas para comprar submarinos, helicopteros e carros de combate e para manter a clientela politica em bons cargos. Agora os juros dessa divida vão ser pagos com o encerramento das escolas, aumento do iva dos alimentos, eliminação de serviços médicos, aumentos dos tranportes publicos, aumento da luz e àgua , enfim !! Vem ai o armagedão !!!

Fada do bosque disse...

Finalmente!
Temos aqui um Anónimo com "os olhos bem abertos"! Ainda bem que não me sinto tão só!
Anónimo, a grande maioria nem sequer se apercebeu que q 3ª Guerra começou... só quando os maridos, filhos ou irmãos forem recrutados para lutar, ou se lhes caír uma bomba ao pé! Uma guerra diferente de todas as outras pois tem escalonamentos.
1 Guerra das estrelas, ou seja, espacial.
2 Guerra entre potências para saque dos recursos naturais
3 Guerra dos "líderes" contra os povos para instaurar uma ditadura, em que só muito poucos terão acesso aos bens essencias e como finalidade, a diminuição radical da população mundial.
Está uma guerra de proporções apocalíticas em curso.

Anónimo disse...

ÓH Fada, as pessoas não querem acreditar no pior!
Há na sociedade aquela teoria implatada : " temos que ser positivos " !

Há um livro que é uma autêntica cosnpiração : "O segredo ".
Aqule livrinho vendeu milhões e é um autêntico manifesto ideologico da "new age" . É um sedativo psicologico para que as pessoas mesmo que sejam espezinhadas no pescoço , vejam sempre a coisa pelo lado positivo !! " Se calhar Deus queria assim " dizem eles !! Ou então dizem , "nascemos para sofrer" !!

Nós cruzamo-nos em varios blogues e são sempre uma aragem de inspiração, os teus comentários!

Um bem haja

Fada do bosque disse...

Obrigada Anónimo, penso ser aquele Anónimo que tem um estilo muito próprio e que gosto muito de ler, até no "para mim tanto faz" e ensina muito! :)
Nem me fale no "segredo" ou "new age"... são realmente lavagens cerebrais de massas. Veja este filme, http://vimeo.com/27240681 directamente de Tavistock Institut sobre isso. Realmente é do pior e não aconselho a ninguém. A primeira coisa que notei, é que vai directamente à emoção da pessoa e afasta a razão. Vi os bloggers brasileiros tão crentes e aterrados que quem se assustou, fui eu! Veja este post e comentários! a alienação é completa! tem mais posts sobre este assunto e realmente é de assustar tanta gente de cérebro lavado! Não há meio termo Anónimo, uns pensam que o Mundo vai acabar, outros que a vida é bela e um mar de rosas e não vale a pena pensar no que está mal... muito triste, mesmo.
http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2011/08/admito-o-anterior-foi-um-dos-melhores.html
Um grande abraço para si! e Obrigada pelo apoio! :)

Anónimo disse...

Olá Fada!

Ja me conhece a escrita!
Essa é a minha visão mas compreendo que a educação que levámos foi no sentido , de fazerem gato sapato de nós !
É muito dificil romper a corda e sobretudo perceber e visualizar as algemas que nos prendem ! Escola, Familia e Igreja(estado) é uma troika muito poderosa!

Vi o video assim de relance e parece-me mais um hino do "new age". Comunhão do espirito e abandono da matéria !Pense também no finaciamento que requer um video destes!

Claro que sim! O comunismo foi( ainda é) um movimento que buscava a igualdade, não só espiritual como também material. A cada um dá-se confrome as suas capacidades,diziam eles!

As massas adoravam esse sistema porque assegurava a principal necessidade do ser humano : A segurança(o sistema garantia habitação , "saude" e trabalho ).Isto desde que não pertencesse a uma raça ou etnia menor !

Agora , ese movimento da "new age" é um "up grade" do comunismo, eliminando o materialismo ! Passa a ser só espiritual! Somos todos iguais no infinito ! Não importa as guerras e desgraças , o que interessa é a paz interior que provem do Deus unico, o criador!

Vemo-nos por ai !Um grande abraçço !

Anónimo disse...

Oh Fada!

Ontem comentei o post mais recente, sobre o livro do Rui Zambujal ! Não sei se a HSC o vai publicar, pois o rapaz é filho de um colega dela, que por acaso é meu conterrâneo e bom rapaz! Mas eu desfiz a teoria dele, que levou tantos anos a construir, num paragrafo! Essa teoria também anda na onda do "new age" , a religião depois de 2012 !!


Um livro "ciêntifico" sobre o envelhecimento ! vá ver!

Fada do bosque disse...

Oh anónimo,
Eu nem comentei, acedi ao blogue do rapaz e vi logo o que era a matéria. New Age! Eles vão acabar com as Religiões, porque em vez de duvidarem, as pessoas que estão cada vez mais descontentes com as Religiões estão todas a caír na esparrela. Não vale mesmo a pena e dentro em pouco, o Vaticano vem dizer que existem et´s!!! este mundo está bonito, está. Ainda bem que somos dos poucos que estamos acordados!!! mas não nos vai adiantar nada.
Veja o Vaticano vai negar o Criacionismo do Antigo Testamento!!! ahahaha ver para crer:
http://www.eutimes.net/2011/08/vatican-set-to-hold-conference-on-the-existence-of-aliens/
Agora imagine o que está por trás! Esse autor, o Zambujal é do meu ano e deve ser muito esperto!...mas não me engana. :)) estou a brincar... :)
Os Bilderberg também acreditam que podem viver eternamente... veja aqui, porque eles nos vão eliminar e os que cá ficarem... estão tramados!!!
http://www.youtube.com/watch?v=jwuO9UNJgDo&feature=BFa&list=PLF5744BD4332FB780&index=14
Este é o ultimo video de 14, veja a sequencia toda e vai ver o futuro que já adivinhamos há muito! Ninguém ou quase se apercebeu do golpe de Estado nos EUA!!! Enfim! Anestesia total! :(
Um abraço forte.

Anónimo disse...

Fada , vi o video , mas vindo da parte do Alex Jones fica logo o caldo entornado!!!

Só aqui para a gente, O alex foi educado num colégio Jesuita e está fazer desinformação. Ninguém conhece donde vêem os fundos para fazer o trabalho que faz!!! Mas eu sei !

DEsinformação é uma arma importante ! " Com a verdade me enganas "

Eu acompanho o seu trabalho e seus convidados , mas é preciso entender o seu trabalho!! Ele nunca revelou o seu passado no seminário, como muitos outros !!!

Cuidado e muita compreensão para com a desinformação! Tudo o que precisa de muito dinheiro para divulgar, trás àgua no bico !!!

Atencion !