quarta-feira, 20 de julho de 2011

Esclarecimento


Da EUROCHOCOLATE Sociedade de Representações Lda recebemos, a propósito do nosso post de 15 do corrente sobre o cesto de figos com a etiqueta "Algarve Souvenir", intitulado QUANDO É QUE ISTO ACABA, as informações seguintes que reproduzimos na íntegra:

1) O Cesto de Figos Recheados produzido e comercializado pela nossa empresa antes demais, não está a infringir qualquer regulamentação no que diz respeito a codificação e informação legalmente obrigatória.

2) Reconhecemos que a designação "Algarve" não terá sido a mais feliz pois induz o consumidor em erro, julgando tratar-se de um produto da região;

3) Contrariamos no entanto a tese de "oportunismo, anti-nacionalismo echico-espettismo" de que a nossa empresa está a ser injustamente acusada, pois a origem dos produtos está bem detalhada na sua etiqueta conforme a lei exige.

4) Ao mesmo tempo afirmamos que infelizmente no nosso país não existe quantidade suficiente de qualquer destes produtos que possa ser comercializada, daí termos utilizado na sua produção figo da Turquia e amêndoa dos Estados Unidos da América devidamente atestados pelo nosso Departamento de Qualidade com as respectivas análises sensoriais, químicas e bacteriológicas.

5) Os produtos nacionais que conseguimos comprar são o Miolo de Amêndoa C/pele da Região do Douro, Figo de Torres Novas, Miolo de Avelã da Beira e alguma Noz C/casca do Alentejo, mas infelizmente não chega para 10% das necessidades do mercado português. Já o Miolo de Pinhão que comercializamos é todo de origem portuguesa, pois as colheitas têm sido bastante regulares.

6) Nunca foi intenção da nossa empresa lograr ou iludir algum cliente, mas se o mesmo aconteceu, resta-nos apresentar as nossas desculpas por qualquer incómodo que possa ter daí resultado e para que não possa suceder qualquer outro problema informamos que já estamos a proceder á recolha de todo o produto do mercado.

7) O código EAN 560 é utilizado por um produto fabricado em Portugal e por uma empresa orgulhosamente portuguesa (capital 100% nacional).

8) Ficaria a nossa empresa muito agradecida que houvesse a ombridade de reencaminhar este comunicado para os mesmos contactos para os quais foi enviada a denúncia.

Esperamos ter dado os esclarecimentos necessários e mais uma vez apresentamos as nossas desculpas.


Neste blogue a norma é dizer a verdade e o que pensamos. Neste caso pensamos que a etiqueta ALGARVE SOUVENIR induz em erro e não era necessária. Como entendemos que o código 560 relativo aos produtos nacionais, só a estes devia ser aplicado. E não estendido ao que, vindo de fora, seja embalado em Portugal.
Mas ficamos gratos pelos esclarecimentos prestados. É sinal que somos lidos e de que a empresa está atenta aos seus consumidores.

HSC

8 comentários:

Marcolino disse...

Estimada Helena,
Um comunicado desta natureza, sem estar devidamente identificado, e autenticado, induz que se trata de brincadeira de mau gosto, de quem não tem mais nada que fazer, neste verão de 2011. Eu nunca o exporia publicamente, sem ter a certeza, absoluta, de que foi autenticado, e enviado pela Eurochocolates, com pedido de publicação.
A Internete tem coisas diabólicas. Veja lá se não andam a brincar consigo. Cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém!
Cumprimentos
Marcolino

Naná disse...

Depois de ter lido o esclarecimento, ainda me senti mais ultrajada como algarvia. Então os senhores dizem que é um "Algarve souvenir", quando mesmo usando produto nacional, nenhum dos componentes é de origem algarvia??!!
Chamassem-lhe estrelas de figo ou coisa assim, mas não digam que é uma lembrança do Algarve porque de algarvio certamente não tem nada...
Mais uma vez, HSC, muito obrigada por dizer a verdade daquilo que pensa, porque eu tenho muito gosto em ler!

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Marcolino
Já ando aqui há muito tempo. Por isso a primeira coisa que fiz foi ir à net ler coisas sobre a empresa. E conferiu!

Marcolino disse...

Estimada Helena,
Sei perfitamente que é internauta há muito tempo, e que se orgulha disso, mas os dados que constam via Internete serão exactos e dados actuais?
Olhe que, ontem da parte da manhã, consultei, por simples curiosidade, os mesmos dados que a Helena teve acesso, e reparei que são dados não oficiais, que só poderão ser obtidos nas conservatórias dos registos comerciais e também através da finanças, únicos locais que conferem veracidade, e autenticidade informativa.
Olhe que a internete é um armazém de informação verdadeira e falsa, outras vezes um misto de ambas. Ainda não existe legislação a nivel local e mundial, para travar esta amalgama, e conferir verdade informativa à Internete.
Cumprimentos
Marcolino

carolina disse...

Eu não sou Algarvia, mas podia ser, sou orgulhosamente portuguesa, deste território maravilhoso. Ás vezes não sinto tanto orgulho assim dos portugueses. Efectivamente, não sei se fiquei mais aborrecida com a primeira noticia ou se com o ultrajante esclarecimento. Sou pessoa de boa fé e quando entro numa loja que diz "souvenir" compro convicta que é produto regional e genuíno, até porque na maior parte dos casos justificam os preços exploratórios com essa lenga, lenga, e, agora nem posso pensar que chegada a casa leio a etiqueta e leio que o tal genuíno é da Turquia e outras terras longínquas, sei a raiva e a desilusão que iria sentir. Imaginar que os responsáveis me diriam: pois então desculpe lá qualquer coisita, nós nem íamos enganá-la; Brado e lamento a pobreza de que somos feitos. Somos ricos, europeus e civilizados só de manias, de formas, no melhor dos casos. Somos pobres e primários nos conteúdos, que vergonha meus senhores.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Marcolino
Pediram-me o meu mail. Dei o profissional, e foi para este que veio o Comunicado que publiquei, que corresponde à identificação que vem no cesto.
Acredite que, se fosse falsa, o ID é conhecido e já a verdadeira teria reclamado!

Marcolino disse...

Estimada Helena
Assim, sim; perante este facto cessaram todos os meus argumentos!
Resto de um belissima tarde
Marcolino

Fada do bosque disse...

Não quero ser chata, mas "antes demais" é um erro em português... deveria ser antes de mais... Isto porque se trata de como diz a própria empresa, uma empresa de capital 100% português...