sábado, 7 de maio de 2011

Uma lição


Sigam o link abaixo referido e percebam porque devemos ter orgulho em ser portugueses e, sobretudo porque se pode - e deve - amar imensamente Portugal. Temos defeitos e temos qualidades. Mas, somatório feito, ninguem duvide que as segundas ultrapassam as primeiras.
Vejam o vídeo assinalado e dêem-no a conhecer por todos os meios ao vosso alcance. Não custa nada e ajuda muitos de nós a levantar o moral. E, quem tenha conhecidos na Finlândia, por favor não fique parado. Vai mais tarde perceber porquê.
Os governantes não fazem, felizmente, um país. O que faz um país são os seus cidadãos. Os nacionais que o amam e os estrangeiros que o ajudam a crescer.

http://www.youtube.com/watch?v=XXw5fMIYGqg&feature=player_embedded

Mãos à obra. Toca a divulgar o vídeo. Nos blogues, nos correios electrónicos, enfim por tudo quanto a tecnologia permita.

HSC

20 comentários:

Fada do bosque disse...

Os finlandeses estão mesmo a precisar de ver este vídeo... pelos vistos não somos o único povo com memória curta...É realmente uma lição para os finlandeses e não só.
Quanto a lições, fiquei estupefacta quando soube hoje pela TSF, que o parlamento japonês se mudou de Tóquio para Fukushima! Não, não é Arakiri... é solidariedade e altruísmo ao mais alto nível... ao nível da governação e da liderança daquele País. Quem deveria aprender com isto? Os egoístas e cobardes dos políticos portugueses.

Marcolino Duarte Osorio disse...

Drª.Helena,
Quando se é grande, não tem que se mostrar a ninguém, demosntrá-lo é inferiorixarmo-nos...
Cumprimentos
MO

Anónimo disse...

disse e eu obedeci.:) bom fim de semnana.

Presépio no Canal disse...

Muito Bom!!

Bom fim-de-semana!

Tété disse...

Querida Helena,
Por mim já o fiz com a convicção, que também assinalei, de que havemos de sair desta trapalhada onde os "impunes" nos meteram.
Beijinhos

L Parreira disse...

Um vídeo mais curto, sem as imprecisões (a do arigato ser uma palavra portuguesa é uma delas) e sem os dados pouco relevantes (e algumas coisas de que não nos devíamos orgulhar) seria mais eficaz.

Anónimo disse...

Caro FIO DE PRUMO obrigada pelo link, não tinha conhecimento disto mas será que este Juiz teve alguma atitude quando por ordem de bin Laden morreram 3000 inocentes civis americanos? Um abraço yasmin

Anónimo disse...

Eu estou a ir a blogues finlandeses e deixo lá o "vírus" link do vídeo... já deixei em mais de 100...
Castiga!!!

Tété disse...

Querida Helena,
Não sei se vou repetir o meu comentário, porque deu erro, mas renovo a confirmação de ter colocado o vídeo no meu blogue.
Resta-nos esperar que o nosso país possa ser salvo dos intocáveis corruptos que nos puseram a mendigar as boas vontades dos outros.
Beijinhos
Teresa

patricio branco disse...

spot propagandistico bem feito mas com pontos fracos e pouco simpáticos:
não sei se o ronaldo português é melhor que o brasileiro, nem interessa, mas é arrogância afirmá-lo assim ;
não sei se demos a conhecer o chá aos ingleses (demos?), mais útil seria dizer que temos as 2 únicas plantações de chá da europa, porto formoso e gorreana, açores, s miguel, sempre poderia levar finlandeses a lá viajar;
os países não se medem pela antiguidade, mas pelo valor intrínseco, ou então timor seria um pais sem nenhum valor;
se paris e luxemburgo têm muitos portugueses, a razão original foi terem de emigrar, valoriza frança e Luxemburgo, não tanto portugal;
os medicos portugueses nas cortes da europa eram na maioria judeus expulsos ou fugidos da perseguição religiosa inquisitória e politica em portugal, não abona muito a nosso favor não poderem exercer na corte portuguesa;
não sei se o bacalhau é uma invenção portuguesa;
dizer que comemos o porco inteiro, pode ser repugnante para os finlandeses; etc.
Video interessante mas que deveria ter sido revisto ou mais bem pensado.
Não sei se os finlandeses se irão sentir inferiores.

Julia Macias-Valet disse...

Cara Helena, ja esta ! Publiquei na minha pagina facebook.

Eu diria mais, publiquem e divulguem e aproveitem para dizer aos vossos amigos estrangeiros : Por estas e outras razoes visite Portugal nas suas férias !

Afinal de contas este video so nos mostra que nao é uma crise passageira que nos vai deixar abater...

Helena Sacadura Cabral disse...

Caros Yasmin, Patricio Branco e L Parreira
O óptimo é muitas vezes inimigo do bom. O vídeo não será bom, do vosso ponto de vista. Mas é útil de acordo com a minha óptica.
E sobretudo mostra como ajudámos a Finlândia que agora nos põe entraves. Para não falar da Alemanha a quem também não faltámos!
Tomara qualquer deles ter a nossa história de vida.

patricio branco disse...

O video, quanto à forma, está bom, bem realizado,tem ritmo, prende a atenção; quanto ao conteudo, vendo e revendo com atenção, tem pontos fracos nos argumentos.
Começa pelo pastel de nata, que diz isso aos finlandeses?
Penso que tambem devia haver uma versão narrada ou legendada em finlandês, para ir direito ao destinatário.
Por outro lado, interessante que há muito que não tinhamos uma onda de patriotismo como esta à volta das intenções da finlandia.
A troika aceitamo-la fatalisticamente, apenas alguma pequena voz discordante. Se os nossos governantes puseram isto na situação em que está, que venham os estrangeiros a ver se consertam o país e nos emprestem o dinheiro.
Mas em relação à finlandia, temos reagido, e bem. Talvez o mais próximo antecedente de manifestação de nacionalismopatriotismo tenha sido o 1 dezembro de 1640 e algum episódio das invasões francesas alem do ultimato.
Não deixa portanto de ser util haver finlandias que nos despertem e nos façam reagir.

Fada do bosque disse...

Patrício Branco,
Vai-me desculpar mas o não saber que o bacalhau salgado não é português... para quem sabe o que sabe, é de palmatória!:)
Passa-lhe pela cabeça o que levavam os marinheiros para comer na época dos descobrimentos e sem frigorífico?... assim não vale! :))
Claro que os Países se medem pela antiguidade da sua História! Olhe a China!.... e se comer o porco inteiro é repugnante para os finlandeses, para os portugueses é da mesma forma ou mais repugnante, sabermos que os finlandeses tomam banho em média quinzenalmente... e não é por falta de recursos. :) O Ronaldo português é bem melhor que o brasileiro e ambos falam a nossa lígua, por isso podemos dizê-lo sem complexos.
Quanto ao que interessa na mensagem, é a "estalada" final... não é para que se sintam inferiores, que ninguém o é.
Cumprimentos cordiais.

Guilherme disse...

A minha primeira impessão também foi de que o vídeo estava muito bem feito, principalmente no modo como termina. Mas depois de reflectir um pouco, acho que pode ser visto como revelador de um certo complexo de pequenez. Nós temos que nos afirmar pelo que valemos hoje e não precisamos de marketing a realçar os grandes feitos do passado. Além disso parece conter algumas falhas do ponto de vista histórico, tem aspectos insignificantes (como essa dos Ronaldos) e esquece coisas importantes (o vinho do Porto é só o elemento portugues mais conhecido no Mundo).
Mas, apesar de tudo, é capaz de fazer bem aos nossos amigos Finlandeses periféricos, pobres e esfomeados (no passado). Só lamento que hoje sejamos nós o povo periférico, pobre e com cidadãos a passar fome!

Anónimo disse...

Para consumo externo serve. Para consumo interno deve ter a seguinte interpelação final: e depois de 1940, o que fizemos com este capital ( obras, feitos, atitudes, tenacidade) acumulado?

Fada do bosque disse...

Ai os portugueses e o complexo de pequenez e inferioridade!... a irmos assim, faço a pergunta, porquê verem sempre o lado obscuro? porquê ir ao pormenor mais insignificante para extirpar qualquer defeito? Perdem-se nas mesquinhices e esquecem o que realmente importa. Ai que a blogosfera é pródiga nisso. Vai daí, o País entrou nessa onda... deve ser contaminação do Inconsciente Colectivo. Tanto complexo!
Espero que os finlandeses não usem lupa ou telescópio para verem o filmezito, o que acredito... não é qualquer um que esmiúça como o português.
Quanto ao marketing e da forma que somos vistos nos Países do Norte (pior do que ladrõezecos)... realmente haja quem lhes chame a atenção...

patricio branco disse...

Cara fada do bosque, li o seu comentario. A minha opinião é apenas que o video estando bem feito quanto à forma, tem pontos fracos nalguns argumentos que apresenta.
Lerei com atenção os seus comentários, e irei ver os seus blogues, independentemente de termos ou não as mesmas opiniões.

Fada do bosque disse...

Caro Patrício Branco,
...Temo que o meu blogue o não possa elucidar. É mesmo uma coisinha muto simples, tal como eu... :)
Quanto aos finlandeses era o que esperava, como um Povo simples que não lê nas entrelinhas, responderam de acordo com essa forma de estar. Pelo menos é o que o meu simples coração interpreta. Foram muito cordiais, sem presunção e de espírito aberto...
Não esperava outra coisa. Agora de certeza que há quem veja a resposta como uma estalada... vai ver...
Está http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aBn7V29jFWsaqui a resposta finlandesa.

patricio branco disse...

Cara Fada, obrigado, vou ver