sexta-feira, 27 de maio de 2011

A gaffe


Hoje liguei a televisão e parti-me a rir. A rainha Isabel II - coitada é sempre com ela que estas coisas acontecem... - estava entre o estarrecido e o bloqueado.
Com efeito num jantar com a presnça da monarca, Barack Obama discursava quando se começou a ouvir o hino britânico. Obama terminou a fazer um brinde ao qual ninguém respondeu. Só no fim da patriótica música é que os presentes ergueram a taça e brindaram à Raínha.
O Presidente dos EUA não devia conhecer bem o hino inglês. Por isso foi o protagonista de uns críticos segundos, que lhe devem ter parecido horas, em que na sala ninguém buliu nem salvou quem se estava afundar.
Só me lembrei de Mário Soares a tocar nas costas da mesma rainha para a encaminhar, quando da sua visita a Portugal, ignorando olimpicamente que na senhora não se toca nem com a luva!
Ando mazinha e cansada com toda esta macacada da campanha eleitoral. Por isso, tive um ataque de riso malévolo com estas etiquetas cruzadas entre monarquias e repúblicas. Até no protocolo os grandes desatinam!

HSC

17 comentários:

Teresa disse...

Helena, acho que vai gostar muito de ler este post. :)

http://girls-go.blogs.sapo.pt/688182.html

Um beijinho.

Tétisq disse...

Também passei uns bons minutos a rir! E há quem diga que o sr é o homem mais poderoso do mundo!
God save the queen!

Anónimo disse...

O que me ri da adjectivação..."macacada"!
Haja humor!
Quanto ao Post...o que, igualmente me ri, sob todos os aspectos!!!!
P.Rufino

João disse...

Eu vi o video e não sei quem falhou mais. Quem começou a tocar o hino a meio do discurso do convidado ou o convidado que não se apercebeu do facto :S

Anónimo disse...

Cara Helena,

A Rainha está em alta por aqui. Concordo plenamente, pelo menos alivia quanto às nossas tristezas lusitanas.

O momento é hilariante, mas se estivesse no lugar do Obama enfiava-me num buraco porque é uma grande gaffe protocolar e parece que não foi a única!

Numa anterior visita, a Michelle Obama também quebrou o protocolo e fartou-se de tocar nas costas e nos braços de Sua Magestade, mas a Rainha correspondeu. Não creio que o Mário Soares tivesse a mesma sorte!

Isabel BP

ASMO LUNDGREN disse...

a gaffe sucia lista?

podemos manifestarmo-nos

mas só nos lugares indicados

e desde que se seja a favor

só me lembro de Mário Soares que era fixe

enquanto não o contrariassem

o phantasma de Salazar

já encarnou neles todos

e lamento dizer que entre monarquias e res públicas

nã há partido que se safe

a bem da Nação não vos manifesteis

nem em Faro nem nos All gharb's

ASMO LUNDGREN disse...

ou seja gaffes e boa educação

e respeitinho pelo ladrão que está armado e paga luvas à polícia vises etter at den har blitt um tal de Hister ou Hitler já nim sei

sejam mansos

sigam o protocolo

respeitem a rainha ...ou a grei sem lei

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Teresa
Fiquei comovida com o seu post. Eles são, sobretudo, produtos deles próprios. Mas o que neles eu mais gosto é de ver o que lá está do Pai deles. E está muito, creia!

Teresa disse...

Cara Helena,
Tenho de desfazer a confusão. :)
Aquele blogue não é meu, é o muito bom "Bad Girls Go Everywhere", da Bad Girl, menina bastante acutilante mas de enorme sensatez.

O meu é "A Gota de Ran Tan Plan". :)

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Teresa
Agradeço à mesma porque foi através de si que lá fui!
Queria pôr lá um comentário mas não há espaço nem mail. Sabe como posso dizer que li?!
Obrigada.

Anónimo disse...

Cara Helena,

Adorei o post do "Bad Girls Go Everywhere" (ultimamente também utilizo esta expressão em português). Parabéns à Bad Girl!

E...

Chorei com a sua frase "tem-se filhos do homem da nossa vida". Sabe porquê? Porque digo rigorosamente isso desde a adolescência.

Acabei por não ter filhos, mas na próxima vida vou ter um rancho! :)

Isabel BP

the revolution of not-yet disse...

é da natureza das gaffes

crescerem e tornarem-se nações

ou con dados

AEfetivamente disse...

Olá Helena Sacadura Cabral. Descobri o seu blogue só agora - imperdoável - mas não era habitual na blogosfera. Acontece que também tenho um blogue e gostava que o visitasse. Sou professora e escrevo há 10 anos, em jornais locais e de escola. Adoro os seus livros e identifico-me consigo inumeras vezes. Sagitário e fazem uma bela parelha ::))) Tenho um artigo sobre si - chama-se Bocadinho de Mim e é inspirado no seu maravilhoso livro de crónicas Bocados de Nós. Gostava tanto que o lesse. Gosto de ler e escrever sobre as pessoas, os afectos, os comportamentos e não tanto sobre a actualidade. Adoro psicologia e sociologia. Vou seguir o seu blogue porque a admiro imenso e deixo aqui o link para o meu blogue. Obrigada pela atenção :)
O blogue é: www.aefectivamente@blogspot.com

O texto é de 2010. Agora ando a ler o seu novo:)
Atrevo-me a deixar-lhe um beijinho.

Anónimo disse...

Boa tarde Dra. Helena, resolvi escrever só para lhe dizer que gosto muito de si e dos seus filhos. Todos têm um olhar muito bonito e eu, particularmente,simpatizo com as pessoas pelo olhar. A senhora e o seu filho Paulo têm um olhar vivo,malandro, repleto de alegria e dinamismo. O seu filho Miguel e a sua filha Catarina têm um olhar meigo, humilde, humano. Um grande abraço para todos e muita força ( ou quem sabe tranquilidade) para o seu filho Miguel, rezo para que fique bom.
Vera R.

Anónimo disse...

Desculpe-me a falha ao referir Catarina Portas como sua filha. De qualquer forma, gosto muito dela também.

Anónimo disse...

Adoro o que escreve a maneira como vive a vida e por ser uma mulher com M GRANDE

Anónimo disse...

O ideal seria a Rainha trazer Rótulo frente e verso em letras garrafais " Favor não tocar"...Pelo menos em inglês e Espanhol por se acaso...
Isabel Seixas