sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Outro país original

Não se acredita, mas é verdade. Um país permanece há duzentos e cinquenta dias sem governo. Apesar disso - apetecia-me dizer, por causa disso -, o país continua a funcionar. As escolas, os transportes, os serviços de saúde, a recolha do lixo, tudo anda, e sem dificuldades.
Anda tão bem, que nem sequer houve qualquer problema quando lhe coube a presidência rotativa da União Europeia, no segundo semestre de 2010. Este país chama-se Bélgica.
Apesar desta questão ter origem nas duas comunidades linguísticas que dividem o país - a francófona e a flamenga - esta longevidade de não governação só será igualada, em Março, pelo Iraque.
Vale a pena pensar neste "case study", que os belgas têm sabido viver com um enorme sentido de humor e sem dramas políticos. O que é que explica isto? É a democracia? É a realeza? É a educação? Parece que ninguém sabe. Possivelmente é um cocktail de tudo isto.
Com efeito, só num país muito auto disciplinado, uma situação destas poderia sobreviver. Entre nós, alguém imagina o que tal representaria? Nós que, nem com governo, nos conseguimos entender?!

HSC

9 comentários:

Ältere Leute disse...

Pos, pois, nós não conseguimos entender-nos e, ao que vamos sabendo,não há disciplina, nem autoridade,nem consciência em sector algum deste país! E vai piorar, até porque não vai haver governo que nos valha... mas, lá que vamos continuar a viver e a existir como país, vamos!!! O barco não vai ao fundo - é o que toda a gente pensa - por isso, para quê ralarmo-nos? "Deus dará!", ouvia eu aos resignados de outrora no Alentejo da minha infância. "Alguém dará/dirá/fará!", ouve-se hoje no silêncio de todo um país.Onde é que se vai buscar uma nova e consistente força de combate ? Falo, bem entendido,de fibra humana de qualidade e em quantidade capaz de varrer o país de ponta a ponta para começar de novo...

Anónimo disse...

Bom, mas acho que aqui na Bélgica a coisa não está lá muito simpática! e existe de facto um prenúncio de "drama político" Pela primeira vez um partido sem correspondência politica do outro lado do reino ganha umas eleições. Ou seja o N-VA preconiza a independência da Flandres e a extinção da Bélgica. A Flandres será independente mas um projecto da Bélgica por exemplo com a Valónia e Bruxelas não está nos planos da maioria flamenga. A Flandres quer ocupar na Europa e no mundo o lugar deixado vago pela impulsão da Bélgica sob pena de ficar de "fora" como novo país.
E isto é só uma achega ao grande imbróglio que é a política belga
Anexo 3 blogs interessantes a seguir sobre a coisa: (um bocado tendenciosos, eu sei)
http://bruxelles.blogs.liberation.fr/coulisses/2011/02/une-r%C3%A9volution-de-la-frite-qui-fait-pschiiiiiiiiittttttttt.html

http://www.francophonedebruxelles.com/

http://blog.marcelsel.com/

Mateus Maciel disse...

É impressionante ver o quanto esse povo é desenvolvido, a ponto de viver quase que normalmente com um problema que no meu país seria encarado como uma calamidade nacional.

stiletto disse...

Tem toda a razão, estive lá em Dezembro e comprovei isso mesmo. O país lida perfeitamente bem com essa situação. Ainda por cima estive lá logo a seguir aos nevões por isso tinham acabado de passar por uma série de complicações devido ao mau tempo. Um país civilizado é o que é. Curioso é pensar que vivem e trabalham lá muitos portugueses... Será que o português que emigra tem um temperamento diferente dos que ficam cá?!

Marcolino Duarte Osorio disse...

Drª. Helena, ou serão os governos que não nos permitem entender, uns cons os outros, com a técnica ancestral, dividir para reinar, ao politizar tudo aquilo que nos rege?
Cumprimentos
MO

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro Anónimo
A coisa pode não estar muito simpática para os políticos que vivem da política. Mas o país, esse funciona. Melhor do que quando tinha governo...
É claro que a Bélgica que nasceu da Holanda tem um problema básico: é que dentro dela existem dois países. Mais um motivo para admirar a forma como ela se tem portado!

Anónimo disse...

A Bélgica é um caso singular de disciplina, governam-se melhor sem governo do que nós com governo...

Isabel BP

Anónimo disse...

Gostei foi da Senhora admitir que nós temos tido Governo...

Cuidado que a sua ...... estará a ceder?...

Una Broma del destino?
Ou uma pequena distracção...

Abraço
Isabel seixas

Só vou à casa da Lapa e vou Andar...

Bem está um Dia...
Até me apetece Bendizer...Juro

patricio branco disse...

Bem, creio que há um governo de gestão e assim tudo vai funcionando normalmente, melhor que em alguns países de governo efectivo.
Pais estranho, uma criação artificial de há quase 200 anos, até andaram à procura dum monarca pela europa, pois não havia nem nunca tinha havido casa real.
País invejavel, simpático, quero eu dizer, sede da UE, da NATO, dos chocolates godiva e côte d'or, falando francês e flamenco.
Boa cerveja, boa comida e a beleza de bruges e da grand place.