sábado, 5 de fevereiro de 2011

Abençoado dia de solidão

Hoje passei um sábado sozinha, dedicada só a mim, ou melhor, à minha solidão. Àquela de que eu tanto gosto, aquela que me retempera e gratifica.
O dia estava maravilhoso e eu decidi almoçar na esplanada de um restaurante cuja vista é simplesmente fabulosa. Com a crise estava pouca gente e, por isso, a dedicação dos empregados foi quase total. Comi uma refeição leve, mas de excelente confecção. E fiquei uma hora, queda e muda, quase inerte, a saborear os raios de sol que me banhavam. Tudo isto acompanhado de um excelente armagnac, que terá queimado a quase totalidade das poucas calorias que ingeri.
Depois, meti-me no carro e, como gosto, caminhei sem destino, sempre de frente para o sol, até encontrar um jardim que aprecio muito. Estacionei, saí e sentei-me num banco, a ver sem olhar, o mundo à minha volta. Fiquei assim, de olhar perdido, até começar a sentir algum frio. Foi quando voltei para casa onde já tinha gente à minha espera.
Porque será que em Lisboa raramente consigo fazer isto?! É um mistério que jamais esclarecerei!

HSC

10 comentários:

Reflexos disse...

Estes dias assim são deliciosos. O meu dia de solidão ´normalmente é nos sábados em que o meu marido vai trabalhar e eu fico sozinha.
Adoro andar sem destino, sem objectivo e estar sozinha, às vezes no meio de muita gente.
E quando ele chega a casa e me pergunta o que fiz e onde fui, eu respondo: não fui a lado nenhum e não fiz nada!
Fica a olhar para mim... mas é assim memso!

Bom Dimingo
Cris

Marcolino Duarte Osorio disse...

Faz-nos bem, pararmos estratégicamente, para redescobrirmos a nossa Primavera Espiritual.
Cumprimentos
MO

Julia Macias-Valet disse...

Helena, acerca do local onde almoçou, um amigo meu da Guadalupe e muito bem disposto perguntava-me um dia :
Jean-Baptiste - Sabes qual é o sitio de Paris com a vista mais fabulosa ?
Julia - Nao !!!
Jean-Baptiste - A T. de M. Sabes porquê ?
Julia - Porque é alta ??....
Jean-Baptiste - Nao. Porque é o unico sitio donde nao se vê a T. de M.
Julia - : )))))


Porque é que nao consegue fazer o mesmo programa em Lisboa !? Talvez porque passa o tempo a embicar em pessoas que a conhecem...e como nessas coisas temos alguma dificuldade em ser discretos : (
É logo do estilo : - Olha ali a HSC, a mae do PP e do MP, etc etc etc e vao logo ligar a prima p'ra dizer à vizinha e rebéu, béu pardais ao ninho...

É vital podermos ficar sos.

Helena Sacadura Cabral disse...

Julia minha querida, na "mouche"!
O que já me ri por sua causa.
À Paris je peux me permettre d´être simplement Madame Cabral.

Helena Oneto disse...

Carissima Helena,
Ja tive dias assim, so para mim e espero poder ter muitos mais. Quando chego a casa, a sensação de ter ganho é muito agradavel.
Também ri com o comentario da Julia:) Lisboa é uma linda cidade, grande para umas coisas mas muito pequena para outras.

Como a Helena de Lisboa não é "une-madame-comme-tout-le-monde" receio que mesmo aqui em Paris não passe despercebida...:)
Amitiés!

Francisco Seixas da Costa disse...

De facto, estava um belo dia. Eu burguês empedernido, dormi até à uma, almocei caseiramente às duas e dei por mim a gozar o sol, até a tarde acabar, numa esplanada para os lados da Bastilha. Paris não tem fim nas formas de absorver a cidade.

Anónimo disse...

Que bom ...

Eu tive o meu primeiro confronto com o biquini, no meu recanto preferido onde só entra sol e a minha privacidade.Bem ... todo o degredo das compulsões dos desvarios de batatas fritas chocolate, frutos secos, sedentarismo...

Depois pensei numa qualquer Sacristia/blogoterapia com pessoas do tempo em que se faziam injetáveis para engordar, em que a imagem corporal paradigma de beleza era o rechonchudismo, as maçazinhas reineta, a gordura como beleza fremosura hum ... e fiz aquele lanche dominical com direito a tudo, mesmo tudo a família adorou...

E, claro que pensei em vocês. já vestida obviamente,... o que não é visto não é lembrado,
quero lá bem saber...
(De vez em quando minto, por acaso até quero,mas o prazer que me dá o prazer de comer é proporcional ainda à fobia de ficar anorética e hoje como fiquei em casa de manhã a corrigir relatórios fizemos bolas de carne já comi quase uma)...

Quando vierem cá cozemos uma fornada...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

O comentário da Júlia está com imensa piada.

Não deve ser nada fácil andar na rua e ser "vigiada", por isso, uns momentos de solidão são óptimos para descansar.

Também adoro o meu tempo e o meu espaço, vitais para reflectir e recompor.

Este fim-de-semana, dediquei um dia ao passeio e outro a "chinelar" em casa. É óptimo!!!

Isabel BP

Helena Sacadura Cabral disse...

Caras Isabeis
Adorei saber do vosso fim de semana entre bolas de carne/ prazer da mesa e o chinelar doméstico que tanto aprecio como forma de relaxar.
Estimado FSC
Se o meu prezado amigo é burguês que serei eu?!
Mas quase adivinho em que esplanada se terá sentado tranquilo, talvez passando os olhos pelos jornais ou, quem sabe, pensando sem pensar, vendo sem ver, ouvindo sem ouvir, apenas gozando esse esplêndido dia de Sol.

Um dia confesso-lhe qual a minha esplanada de eleição nessa zona da Bastilha!

rosaamarela disse...

Como eu a compreendo, sigo á anos tudo o que escreve, o seu livro “Nós de Amor” que ganhei este Natal serve de tapete do rato qdo uso o PC na cama, todavia julgo não estar à sua altura intelectual para lhe responder a todos os post, anyway continue a escrever como sempre e FELICIDADES!!!

uma admiradora
rosaamarela