terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os PEC'S

"Portugal vai entrar num período profundo de recessão "durante muitos anos" e "vão ser precisos outros PEC" considerou ontem Daniel Bessa. "Vamos entrar num período profundíssimo de recessão, durante muitos anos [...]. As medidas que estão tomadas vão fazer a economia entrar em recessão. Mais tarde ou mais cedo, o Estado vai perceber que as receitas não chegam", afirmou o economista, durante um debate na Universidade Católica".

(Notícia do Publico de hoje)

Quando lemos uma notícia destas, em que um economista respeitado prevê o que o governo nega, é caso para perguntar quando será que o país conhecerá a verdade toda sobre a sua real situação. Eu sei que há sempre gente que apelidará este discurso de pessimista. Mas isso não resolve o problema de andarmos a ser sucessivamente enganados e punidos como se a culpa fosse exclusivamente nossa.
Claro que todos temos uma parcela de responsabilidade no que se está a passar. Primeiro, porque este governo foi eleito com os votos da maioria do povo português. Depois, porque havendo vozes que chamaram a atenção para o excesso das despesas governamentais e familiares, não foram ouvidas e até foram enxovalhadas. E, finalmente, porque apesar de, mesmo agora, essas vozes dizerem que este PEC não chega, ninguém as leva a sério.
Portugal está doente. Mas grande parte do fardo dessa doença, compete aos medicamentos que o médico prescreveu porque ignorou os efeitos secundários. A outra parcela pertence ao doente que tomou sempre os remédios fora de horas...

HSC

3 comentários:

C.M. disse...

E Portugal que, antes do 25 Abril, crescia a 10% ao ano?!

Que grandes "cranêos" que hoje nos (des)governam!

Raúl Mesquita disse...

Como leigo na matéria, a economia fascina-me como um jogo transcendente. Atinjo a metafísica teológica, que estudo, aprofundo, e compreendo nas suas aparentes contradições, mas não percebo a terrena (?) Economia. Há países ditos ricos, mas com uma dívida superior à nossa, creio, os EUA; há países que já produziram muito e que hoje em dia não produzem rigorosamente nada, o RU, que vive de especulação pura; a Bolsa de Londres é a Bolsa do Mundo por onde passa mais dinheiro por dia. Mas afinal o que é a Economia? Pelos vistos in this day and age não é preciso produzir seja o que for para se ser considerado um país rico. Ou muito me engano ou há parti pris... Uns são considerados a priori ricos e podem fazer tudo, outros, não... Onde é que vai o tempo em que, por exemplo, a construção automóvel era fonte de riqueza? Os inglese venderam tudo há uns anos, tudo! Sou leigo, mas observo... Fazer sacrifícios, Helena (Sir Humphrey)?

Raúl.

Anónimo disse...

Por tudo aquilo que se tem ouvido e lido sobre o assunto, nem se precisa ser economista para se prever tanta "escuridão". Qualquer "merceeiro" com a antiga 4ª classe chega lá...Pena que certos "ingenheiros" não cheguem!
Helena (Lisboa)