sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os pessimistas e...os otimistas!

Um bloguista que muito aprecio indignava-se, há dias, no seu blogue, com o pessimismo de certos comentadores, que nunca teciam qualquer elogio sobre o que quer que fosse. Como se referir o que está mal desse grande prazer a quem o faz...
Hoje, à hora do almoço, abri a televisão para ver o noticiário. Na SIC grassavam os fogos e as opiniões de populares sobre os mesmos. Mudei de canal. Perorava o nosso PM, que com o PR havia interrompido as férias para, suponho, fazerem ambos uma visita ao Centro de Controle de Fogos. Julgo que o nome era este, mas não tenho a certeza.
E que dizia, então, o Engenheiro Sócrates? Dizia que tinhamos crescido 0,2% e que as exportações haviam aumentado. O que lhe dava grande satisfação.
Quando ouvi isto lembrei-me do post que havia lido. É que, ao contrário do seu autor, aquilo com que eu me insurjo é com o otimismo inveterado dos nossos governantes. Ou com a sua memória selectiva, pois, no caso vertente, o PM esqueceu-se de mencionar que as importações também haviam crescido. Mais...
Assim, não sei o que é pior para o país: se o pessimismo de alguns se o otimismo dos restantes!

HSC

4 comentários:

Catarina de Campos disse...

Helena,
Acabei de a descobrir.
Há cerca de 5 meses que sofro um processo doloroso na minha vida e fio neste âmbito que a conheci. Hoje acabei de devorar o livro que publicou com Rita Ferro "querida menopausa". Sem comparação com outras publicações, é de louvar a abertura de duas mulheres fantásticas.

Quanto ao post que publicou, acredito que o pior será sempre o pessimismo. O optimismo (desculpe, mas eu ainda não sou fã do novo acordo) é será sempre a força motriz da mudança. Mas claro, optimismo a mais ofusca, turva a visão. Como tudo na vida, nem oito nem oitenta - há que saber dosear!

Cumprimentos optimistas,
Catarina de Campos

Anónimo disse...

E lá estava agora mesmo o ministro da Economia a falar das NOOSSAASSS exportações. Aprendeu bem a lição com o patrão...
Parte do país arde, o povo daquelas terras fica mais pobre de bens, de terras, de saúde, de Vida, os bombeiros queimam dias das suas vidas ou até mesmo o resto delas, e o nosso PM desce ao burgo e o que diz a 10 milhões de portugueses? Nada, como sempre, quando não lhe convém!
Pior para o país do que o optimismo do PM? Só mesmo tê-lo como PM. Helena

Francisco Seixas da Costa disse...

Arriscando a presunção de ser o bloguista citado, parece-me muito natural que o PM sublinhe aquilo que entende ser positivo na leitura que faz da situação do país, procurando mesmo retirar dividendos políticos desses índices. Da mesma maneira que acho natural que quem está na oposição se dedique a descortinar o que vai mal e o diga tão alto quanto possa. A vida política é isso mesmo.

O que não deveria ser isso é o jornalismo, de quem se exigiria (mas reconheço que talvez seja uma perspetiva errada minha) alguma independência de avaliação e alguma frieza de análise.

Quanto aos bloguistas, cada um sabe de si. O espaço é livre e as colunas não têm de ser politicamente eunucas.

diogo disse...

o pior para o país é mesmo a mentira .
venha ela de onde vier e porque vier .
e quanto a isso , acho que temos o melhor mentiroso de toda a classe política , ao pé dele os outros são meros aprendizes