quarta-feira, 14 de julho de 2010

Já disseram alguma coisa...

Ontem as televisões insistiram nas notícias sobre as dificuldades que o BCP poderia estar a passar. Para ajudar à já nossa fraca confiança no país e em nós próprios, o relatório do Banco de Portugal veio dizer que o ano de 2010 não seria tão mau como previsto, mas as previsões para 2011 eram infelizmente piores do que antes se admitira. E, num golpe de mesericórdia, o nosso rating desceu na Mody's dois pontos.
Quanto ao BCP apenas o Ministro das Finanças veio, em "sotto voce", dizer que os testes de stress feitos revelavam um sistema financeiro robusto. Mas nem a CMVM nem o BdP se disponibilizaram para abordar a questão. E era a voz destas entidades que nós queríamos ouvir.
Que Teixeira dos Santos faça o marketing da sua área não me tranquiliza nada. Já ouvia histórias da carochinha em pequena e não acreditava nelas...
O que eu penso que se impõe é que as autoridades competentes de fiscalização nos esclareçam e nos tranquilizem - ou não - sobre os riscos que estamos a correr. Não podem, não devem, ser os envolvidos a dar a cara pela segurança do banco que lhes paga. E se isto não for atempadamente feito - do meu ponto de vista, já deveria ter sido - vai haver, mais tarde ou mais cedo, uma corrida ao Millennium. E, nessa altura... pode ser já muito tarde!
HSC

2 comentários:

zeliams disse...

Cara HSC,
Deve ser da minha cabeça, mas sinto que andam alguns turbilhões a assolar-nos sem conhecer bem a sua origem.E os seus últimos posts referem-se a esta turbulência, porém, ao contrário do que diz, nem sequer tenho ideias.
Não percebi muito bem quais as reais intenções por detrás de certos rumores que ouvimos, mas o mutismo de certas entidades é surreal. Onde vamos nós parar? Quem anda a ganhar com tudo isto? Porque os que perdem são sempre os mesmos, eu, nós, vós.
ZS.

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssima Senhora Drª Helena Sacadura Cabral,

Na verdade, a questão para mim está na falta de fiabilidade do sistema financeiro internacional que completamente desregulado deixa os especuladores fazerem loucuras deixando os Estados e os povos de mãos atadas. Como disse no outro dia Ernâni Lopes no programa "Plano Inclinado" o sistema financeiro descolou do sitema económico e das actividades produtivas.

Claro que lhe dou razão quando diz ser necessária uma fiscalização fiável nomeadamente do BdP. Mas os ratings das agências financeiras são tudo menos fiáveis.

Saudações cordiais,
Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt