domingo, 11 de julho de 2010

50 anos de pílula!

Passam hoje 50 anos sobre a criação da pílula contraceptiva. Anos que permitiram à mulher controlar o seu destino. Anos de liberdade e de fruição do seu próprio corpo. Anos que nos concederam a possibilidade de conhecer quem sexualmente somos. Anos que nos permitiram o prazer sem culpa e sem receios.
A sua descoberta - na base da qual estão três quimicos, Carl Djerassi, Luis Miramonte e George Rosenkranz - marca definitivamente o destino do sexo feminino. Relembrá-lo hoje é um dever para todas as Mulheres. A pílula contraceptiva fez mais por nós do que muitos e muitos anos de legislação a dizer que temos os mesmos direitos que os homens!

HSC

6 comentários:

Gaivota Maria disse...

Quanto a mim, a pílula foi a descoberta que mais transformou o mundo, a partir do séc. XX, sobretudo o feminino. Passamos a ser senhoras de nós próprias e a organizar a nossa sexualidade. E a revolução que isso provocou? A helena deve lembrar-se tão bem como eu.

Maria Climénia Rodrigues disse...

....au bout du chagrin une fenêtre ouverte...une fenêtre éclairée...

carolina disse...

Eu tenho 50 anos, não sei avaliar como seria o mundo antes da pílula, aliás, quem sabe se eu sou fruto da sua falta(?). Não consigo sequer imaginar um mundo sem a liberdade feminina de dizer "Não, eu não quero ter filhos" ou, "sim, porque não uma noite sem consequências”, aprendemos a dizer "somos ambos adultos, porque não! amanhã será outro dia". Mas sobretudo eu gosto muito de dizer aos meus filhos, "Vocês, não são um acidente, nós sonhamos, e esperamos por vós!" Adoro dizer isto aos meus filhos; Claro que nem a pílula, nem qualquer outra coisa fará com que uma gravidez deixe de ser um problema exclusivo das mulheres, esse patamar nunca alcançaremos, estaremos sempre sujeitas, depois da noticia de uma gravidez, ouvir um "é problema teu" porque isso será sempre um problema da mulher, e, eu acrescentaria: graças a Deus! Eles não sabem o que perdem, apenas se queixam, num queixume acéfalo de que as mulheres de hoje não querem ter filhos! Acredito que sim, que a pílula foi a melhor e maior ferrementa ao serviço da igualdade dos sexos e consequentemente, nos últimos 50 anos o mundo evoluiu mais que nos anteriores 400. Podemos deduzir então que uma sociedade que respeite homens e mulheres na sua plenitude é uma sociedade evoluída, abrangente e sem duvida mais feliz e, se chegamos aqui pela pílula, Bem haja aos seus descobridores!

Anónimo disse...

Gostei do comentário de Carolina!
P.Rufino

Helena Oneto disse...

Excelente post Helena!

Anónimo disse...

Subscrevo tudo e todos...
Isabel Seixas