quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

De registar e de louvar

Volto ao tema Madeira. Impossível não deixar aqui um registo de comoção pela forma exemplar como os portugueses e, em particular os madeirenses, deitaram mãos à obra de reconstruir a sua terra. Há muito tempo que me não sentia tão orgulhosa de ter nascido em Portugal, que mostra saber, como ninguém, ser solidário na aflição.
E deve registar-se, também, a forma como os políticos, esquecendo divergências, se aliaram em torno dos que precisavam. Se Alberto João Jardim merece palmas, devemos dá-las também ao governo e às oposições que se uniram à volta daqueles que, depois de tudo perder, se impunha sentissem que não tinham sido esquecidos.
A Madeira foi e vai ser um grato símbolo de união nacional. E também um exemplo para o mundo que tem os olhos postos em nós e vê que, quando é preciso, somos capazes!
Pena é que só a desgraça nos una e o duro quotidiano, por norma, nos afaste...

HSC

12 comentários:

Anónimo disse...

Comovente - ou mais uma lição - é vê-la acreditar que a «Madeira foi e vai ser um grato símbolo de união nacional».
Vindo de si, quem sou eu para discordar...?

Beijinho,

Anónimo disse...

Adorei este seu post, Helena, apenas queria sublinhar, que daqui para a frente deveríamos pensar sempre, que querer é poder e que a Fé move montanhas.
Obrigada

Helena Sacadura Cabral disse...

Venham as trincas que vierem, este elo existiu e ninguém o apagará. A vida escreve-se com o passado e com o presente. E eu espero que o comportamento nacional nesta ocasião não seja apagado. Não pode sê-lo!Porque a memória genética, aquela que se transmite, passa de geração em geração.
Costumo dizer que o país pode esquecer a travessia aéreoa do Atlântico Sul. Mas eu e a minha família havemos de contar a odisseia do meu tio e de Gago Coutinho a todos os nossos. E são esses que, por sua vez a contarão aos seus, que também serão meus!

Anónimo disse...

Transpondo a parte que interessa e extrapolando para o interesse Planetário, pergunto se será necessário para a espécie humana acontecer uma catástrofe idêntica, mas de nível planetário, para começar a alterar o seu estilo de vida?

GONIO disse...

Um apontamento sobre o "arregaçar" as mangas para reconstruir o Funchal (e o resto): ontem vi na TV o ex-Secretário Regional do Turismo, João Carlos Abreu, de t-shirt cheia de lama, a ajudar as pessoas a limar as ruas e lojas. Gostei! Senti orgulho daquele gesto.

André Portas disse...

Belo Post, dos que mais gostei.
beijos de quem esta sempre presente

Julia Macias-Valet disse...

Com uma foto tao linda quem tera dificuldade em nao acreditar que a Madeira, com a ajuda de todos, vai em breve reflorir ?

Helena Sacadura Cabral disse...

André, meu neto querido
Belo post é o teu. E tu, que também estás sempre presente na minha vida!
Saudades desta avó que te adora e anda um pouco invisível...

Anónimo disse...

Mas se mo permite Helena, gostaria de deixar aqui no seu cantinho, o mesmo comentário que deixei no Sustentabilidade:
E esses multimilionários que dominam o Mundo, a ver-nos reagir sem uma palha mexer!
Só prestam para, entreternimento, forjar crises e vender armamento, mais nada!!! os remediados, que acudam aos que precisam! Dentro em pouco só há pobres e "meia dúzia" de multimilionários no comando... se tirar nem pôr!
Ó Ronaldo, então o teu ordenado de dois meses, faz-te falta?!
É preciso ter lata!!!... e tem conta no BES!!!

Helena Sacadura Cabral disse...

Fada, é verdade. Sobretudo os senhores das empresase públicas que ganham ordenados chorudos três vezes superiores ao do PR!
Hei-de levar a vida inteira a não perceber que tal aconteça...
Curiosamente, desta vez, foram alguns privados que se prestaram a ajudar. Mas na PT, na Galp, nos CTT e em tantas outras, que fazem os senhores administradores?!
:((

Anónimo disse...

Obrigada Helena, por tudo!

Ousadia a minha tratá-la desta maneira... Mas sinto-a muito próxima, muito grande, muito sábia! É bom visitar este espaço e saborea-lo assim, devagarinho.

Um abraço. Apertado!

Anónimo disse...

Subscrevo...tudo,
Isabel Seixas