segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Surpresas

Já aqui disse que ando a escrever dois livros ao mesmo tempo. A experiência é, no mínimo, curiosa. Ler duas obras em simultâneo, faço com frequência. Mas escrever exige outra disciplina e eu até estou espantada comigo!
Um deles é constituído por pequenas biografias de mulheres do sec XX de quem nos habituámos a ouvir falar pelos feitos cometidos nas várias áreas em que intervieram.
Pois bem, se para algumas a vida privada foi relativamente pública, a surpresa veio de outras em que a vida pública teve uma privacidade que não esperava. Não vou mencionar nomes porque quero que comprem o livro quando ele sair!
Mas a descoberta levou-me a pensar em casos mais recentes e a fazer do tema matéria deste post. Nunca aqui referi - apesar de tentar falar da actualidade - nada que envolvesse casos por julgar ou aspectos da vida familiar de políticos. Relativamente aos primeiros aguardo sentenças. Relativamente aos segundos, para além de me não interessarem minimamente, não estou nada vocacionada para partilhar da intimidade de pessoas com as quais não tenho qualquer convivência e que não pertencem ao meu grupo de relações.
Julgo que se não estivermos muito atentos a este problema, corremos o risco de não sabermos distinguir entre informação e "voyeurismo".

H.S.C

4 comentários:

Maggie disse...

Passo apenas para dizer que estou à espera desse seu livro sobre mulheres do séc XX sobre o qual li há pouco tempo, algures aqui pela internet.Até porque gosto bastante de biografias e da forma como escreve.

Já sou sua leitora de outros livros, por isso estou na fila para o comprar assim que surja nas bancas.

paula lopes disse...

Gosto muito de ler, quando estiver desponivel para comprar também vou para a fila
Paula lopes

carolina disse...

Ola,este é um assunto a que acho sempre imensa graça,não sei se corremos os risco de confundir informação com voyeurismo, eu pessoalmente acho que não corro esse risco pois das pessoas publicas interessa-me as obras e os factos e, quando são grandiosas e dignas de mérito, sim gosto de ler as suas biografias, embora me tenha acontecido sofrer uma grande desilusão com a "MARGUERITE DURAS", mas valeu pelo que aprendi...admiro-a, quiçá mais. O lado engraçado desta questão, são as tais ditas pessoas publicas e famosas que chegam a pensar que as suas vidas privadas interessam ao resto do mundo e mostram tudo em toda a parte, sei lá imaginando que os outros querem muito saber, tristes vidas essas, que se alimentam de pensar que os outros lhes querem tanto assim..

pedro oliveira disse...

Cara Helena,

Como eu a admiro...
Já por várias vezes tentei ler dois livros em simultâneo mas não consigo.
Até já experimentei com um jornal e um livro mas continuo sem conseguir.
Tenho sempre de interromper a leitura dum para pegar no outro e de interromper a leitura do outro para pegar no um.
Será a isto que chamam ler em simultâneo?
Eu não lhe chamaria tal.
Quanto a escrever em simultâneo é o mesmo esquema não é?
Escreve uma folha ou duas dum livro, interrompe e vai escrever uma folha ou duas do outro.
É assim não é?
(espero que seja)