quarta-feira, 1 de julho de 2009

Kind of blue

Gosto muitíssimo de jazz. Do bom. E tenho três preferidos: Bill Evans, Miles Davis e John Coltrane. Depois vêm muitos outros, quase ao lado, mas mesmo assim diferenciados.
Se falo disto - ando para o fazer desde Abril - é porque fez cinquenta anos um disco memorável que reune aqueles trio que referi. Chama-se "Kind of Blue" e é algo inesquecível. Ouvi-o ontem e jurei aos deuses que hoje falaria dele.
Esta obra seria uma autêntica revolução no mundo do jazz da época, criada por três homens completamente diferentes.
Bill Evans, que adoro, era um tímido. Miles Davis um homem elegante, mas arrogante. E Coltrane era o que chamo dum místico. Pode, portanto, avaliar-se o produto desta fusão, gravada sem repetição, à excepção de Flamenco Scketches, que dobrou.
Mais tarde Miles renegaria de algum modo este trabalho. Pouco importa, porque ele continua a ser um dos discos mais vendidos no mundo! Se não o têm ou não o conhecem saibam que a Sony lançou recentemente um CD e DVD. A não perder!

H.S.C

P.S. Um dos meus discos preferidos de Bill Evans chama-se "You must believe in Spring", que considero um verdadeiro pecado.

6 comentários:

Sandro disse...

Oi Helena!

Não sei se é fã da Barbra Streisand e da Diana Krall... mas as duas juntaram-se num album com a primeira a cantar e a segunda a produzir.

Lembrei-me de lhe deixar a dica uma vez que uma das canções incluidas no album é a "You Must Believe In Spring" de Marylin e Alan Bergman e Michel Legrand (espero que sejam os mesmos compositores da canção que mencionou no seu post).

"Make Someone Happy", "In The Wee Small Hours of the Morning", "Here's To Life", "You Won't Forget Me" serão parte deste album a sair em Setembro.

Aqui fica o link: http://barbra-archives.com/news/2008_krall_album.html

Anónimo disse...

Também sou um grande apreciador de Jazz. Tenho uma colecção já vasta de CDs que ouço com agrado. Quanto a esses três que refere, gosto de todos, mas particularmente de Milles Davis e Coltrane. Mas, a este propósito, gosto igualmente do muito que se tem vindo fazer no chamado Jazz moderno, com belíssimas vozes femininas, que emprestam ao Jazz uma dimensão diferente, harmoniosa e excelente. Igualmente de assinalar outro tipo de Jazz moderno, mais instrumental, com recurso a uns “baixos”, “saxos”, piano, etc, com um fundo musical sublime. Não mencionarei nomes, pois a lista é quase infindável. Folgo estarmos em sintonia no que se refere ao Jazz. E é tão repousante! Outro dia, fui assistir a um belo concerto no CCB, dado pelo “nosso” Laurent Filipe (filho do Cinde Filipe e casado com a Paula Castelar). Ele é um excelente músico.
Grande Xi, Helena!
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

Sandro, bem haja pela dica.
P. Também eu estive no CCB... e também eu gosto dos modernos. Americanos, franceses, ingleses e canadianos. E até me perco de amores por Cat Power, entre os muitos e muitas que aprecio.
Mas estes três velhinhos estão ligados ao Pai dos meus filhos. Por isso, para mim, são sagrados!
Foi pela mão dele que abri a mente e o espírito ao modernismo. O meu santíssimo Pai deu-me uma educação demasiado clássica na literatura e nas artes. Mas como sou uma sortuda, acabei a minha formação com um marido que reputo um dos homens mais cultos e inteligentes que conheci. Sorte minha!

Anónimo disse...

Por falar em "velhinhos", que para mim são sagrados, ainda hoje me emociono com o "Velho" Louis Armerstrong. Aquilo era uma voz!
P.Rufino
PS: o Jazz tive de aprender a gostar por mim. Nem avós, nem pais eram sensíveis! Uma pena!

Rogério de Freitas disse...

Helena, é com enorme prazer que encontro referenciados no seu blog duas obras de rara sensibilidade. Refiro-me a "As velas ardem até ao fim" e "You must believe in Spring".
Este seu post deu-me uma enorme vontade de reler "As velas" tendo como banda sonora a belíssima obra de Bill Evans. Ainda guardo como recordação o vynil com profundos sulcos e cicatrizes de "You must believe in Spring". Felizmente consegui adquirir a edição em cd.

Sandro disse...

Olá Helena! No início de Julho falei-lhe do Cd da Barbra Streisand+Diana Krall... o tempo voa!

Estamos em Setembro e o album sai na 3ª feira (provavelmente uns meses mais tarde em Portugal), mas a senhora (com 67 anos de idade, mas ainda fabulosa) cantou "Make Someone Happy" no show da Oprah.

Deixo-lhe o link (espero que goste... para se esquecer por uns minutos das eleições :) ),

http://www.youtube.com/watch?v=7QTVXPyc8mE

You Must Believe In Spring é a faixa bonus deste album.