segunda-feira, 22 de junho de 2009

Finalmente uma brisa...

Dizem as estatísticas - sempre elas - que o mês de Maio terá revelado algum optimismo entre os agentes económicos nacionais. Com efeito, tanto consumidores como indústria e serviços, todos marcaram pontos nos respectivos indicadores de confiança que, há largos meses, vinham diminuindo. O único sector onde tal não acontece é a construção, a qual surge a contrariar a tendência, com novo recuo no mês passado, depois de ter registado alguma esperança em Abril.
O índice de confiança dos consumidores portugueses, que estava em perda desde o fim de 2008, recuperou em Maio, levando a uma evolução positiva do indicador coincidente do consumo privado, hoje publicado pelo Banco de Portugal, que cresceu de dois pontos percentuais.
A actividade económica que estava em perda desde finais de 2007, em Maio manteve-se estável pela primeira.
O indice que mede o sentimento económico em Portugal avançou cerca de dez pontos face a Abril.
A confiança parece assim ter despontado em quase todos os sectores económicos. Só a construção surge a contrariar o cenário, dado que as vendas de cimento tiveram novo recuo e interromperam uma tendência positiva que se verificava há dois meses.
Será pouco e muito frágil. Mas existe. Resta saber se os problemas no Irão, com todas as suas imprevisíveis consequências, nomeadamente no preço dos combustíveis, não irão liquidar uma aragem que se pretendia fosse uma brisa!

H.S.C

3 comentários:

Lura do Grilo disse...

Não sou tão optimista. Os indicadores apenas não se estão a degradar tão rapidamente. A recuperação não vais ser em V mas em U. Vai demorar

Helena Sacadura Cabral disse...

Claro que vai ser em U. E claro que vai demorar. Só publiquei este post, para que se não diga que quando as estatísticas são más eu falo. Quando apresentam uma alteração mínima eu calo.
Tratou-se de tentar não esconder nada. Para não ser igual aos que o fazem, nomeadamente quando ao serviço do governo...

Lura do Grilo disse...

"Não há mal que sempre dure ..nem "