domingo, 29 de março de 2009

Três Mulheres

Para quem, como eu, gosta de cinema, não é de estranhar que tenha realizadores de eleição. Já aqui o disse. Revendo, este fim de semana, a cerimónia dos Oscares, dei-me conta de que, cá no fundo, afinal, também tenho predileção por actores e actrizes. Nos primeiros já referi o meu "fanatismo" por Javier Bardem, que tem tudo mais do que baste...
Pois bem, ao ver de novo o espectáculo e o vedetismo "piroso" de Kate Winslet, pondo-se a jeito para as poses de vedeta e a falar dos seus amores passados, não pude deixar de me lembrar de uns bonecos animados intitulados "As aventuras de Helen Miren e Judi Dench", que são de uma comicidade extrema e podem ser vistos no You Tube". Num desses capítulos, as duas eminentes actrizes dirigem-se justamente para a cerimónia de Holywood. Imperdível!
Foi esta lembrança que me fez sentir que faltava ali, no espectáculo real, gente da velha guarda, gente que não precisa de afectação para existir. Lembrei-me de três nomes. Três mulheres. Todas inglesas, por sinal. A saber Maggie Smith, Helen Mirren e Judi Dench. Qualquer delas modelo de beleza crepuscular e de refinamento animal, quase selvagem.
Todas artistas de uma imensa versatilidade, com uma longa carreira nos palcos e às quais a meca do cinema americano, pese embora as diversas nomeações, parece não apreciar particularmente. Dench, que começou aos 17 anos a interpretar a infeliz Ofélia, só em 1998 recebeu um Oscar, já com mais de setenta anos, pela sua interpretação - que durou uns escassos oito minutos - em Shakespeare in love. Hoje, com mais de oitenta, continua a trabalhar e é um regalo vê-la, ao longo do tempo, como chefe de 007 sem que, por papel, lhe caiam os parentes na lama.
Mirren, por seu lado, ainda há pouco nos deliciou com uma fabulosa interpretação de Isabel II a actual raínha de Inglaterra.
Envelhecer assim é, de facto, uma lição para todas as jovens cujo talento só se lobriga através da beleza que, inexoravelmente, o tempo irá desgastar. Por mim, senti-me satisfeita por, uma vez mais, ter consciência desta prerrogativa!

H.S.C

2 comentários:

Pedro disse...

a Judi Dench no "The shipping news" é um mimo, deliciosa

wine, wine and more wine.. disse...

Judi Dench, she is amazing, ela tinha um sitcom mt giro, o qual eu so apanho as vezes. Mencionou 3 atrizes mas ha mts atrizes inglesas espetaculares neste momento.
CC