segunda-feira, 16 de março de 2009

Rania da Jordania


A rainha Rania, de origem palestiniana, é casada com o rei Abdullah II da Jordania e está entre nós a acompanhar o marido, na visita oficial ao nosso país. Vem, igualmente, receber um prémio concedido pelo Conselho da Europa, que distingue personalidades que contribuem para estreitar as relações entre os países do Norte e do Sul.
Numa entrevista concedida a um diário, fala do relacionamento entre o Ocidente e o Oriente e, também, da situação das mulheres no mundo árabe. A tónica fundamental da conversa incidiu sobre a necessidade de fortalecer a confiança mútua, de modo a permitir que povos que vivem lado a lado, se possam conhecer melhor. Dá, aliás, particular destaque à mudança, hoje imperiosa, das mentalidades como ferramenta essencial na promoção da paz. No que à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres se refere, revela que o seu reino tem feito grandes progressos. E cita o exemplo de quatro ministras do governo do seu país.
Ao ler a entrevista não pude deixar de me pôr a questão: quantas mulheres portuguesas são ministras deste governo tão preocupado com a paridade de géneros?A resposta é simples, apenas duas!

H.S.C

Nota
Instituído em 1995, o galardão premeia as figuras públicas que mais se tenham destacado na sensibilização da opinião pública em prol dos direitos humanos, do pluralismo e do diálogo entre os países do Norte e do Sul. Entendeu quem de direito que Jorge Sampaio fosse co-vencedor da distinção atribuída à rainha Rania Al- Abdullah.
A entrega realiza-se em Lisboa porque é na nossa capital que está sediado o respectivo Centro.

7 comentários:

Maria Menezes disse...

VIVA A RAINHA! Não é por nada mas deveria ser recebida também pelo Chefe da Casa Real Portuguesa. Que democracia republicana é esta que excluiram a Família Real de todas as recepções protocolares do Estado sobretudo quando visitam Portugal os Chefes de Estado das Monarquias Europeias. Monarquia é que rima com Democracia, nada rima com república e por isso é que chegámos a esta situação de falência total economicamente, socialmente e politicamente.
Um abraço para ti, Lena
Guta Menezes

Maria Menezes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Helena Sacadura Cabral disse...

Para que não seja mal interpretada esclareço que o comentário de Maria Menezea removido era igual ao que está acima reproduzido.

H.S.C

clara disse...

Maria Helena, acabei de a ver na tv25 e ouvi-a dizer que tem intenção de escrever um livro sobre mulheres que romperam "as amarras".
Lembrei-me de lhe sugerir um livro, que talvez conheça,de uma mulher, Margarida Jácome Correia.A obra, em dois volumes, intitula-se "Amores Da Cadela Pura" e é da Bertrand. Como já não é novo, terá que encomendar. Se não conseguir encontrar, envie-me um email.
Se já conhece, tanto melhor.
Poderá encontrar o meu email no perfil do meu blog-http://marcadagua-pt.blospot.com ,onde tenho um post sobre o assunto.
Servi-me deste espaço para este recado, sem que tenha nada a ver com comentário,por isso não estranharei que o não publique.
Cumprimentos afectuosos.

joao madail veiga disse...

O Reviralho caracteristico das nossas gentes, mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma, ou mudar na teta os porcos que lá mamam.
Por essas coisas é que quando estou no Mar mais e mais gosto de lá estar e, quando não estou, avacalho o discurso.
No 16 de Março era um mocinho segundanista que acreditava que o Mundo era mudável.
eh eh eh eh....

joao madail veiga disse...

Ops, enganei-me no post...
O que escrevi era para o seguinte, o do 16 de Março.

Renata Figueiredo disse...

Cara Helena,
Peço desculpas por usar este meio para lhe enviar uma informação que penso ser do seu interesse.
Em Abril haverá um evento sobre Culinária e Gastronomia Tradicional Regional Brasileira
Data e Horário: Sexta-feira das 18:15 as 20:15
Início: 17 de Abril
Carga Horária: 2 hs
Investimento: 35 €
Local: Rua Pereira e Sousa, 47C. Campo de Ourique
Se precisar de mais informações:
TEL:21 225 65 25
TM:96 181 92 97
E-mail: lisboeventos@ymail.com
Ou aceda meu site: www.lisboeventos.com
PS: Os cursos serão ministrados por mim, Renata Figueiredo.
Grata pela atenção,
Renata.