terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Futebol

Confesso que me dá muito prazer ver um bom jogo de futebol. Confesso que em estádio tenho que me controlar bastante para, por vezes, não dar uns gritos valentes. Confesso que tenho um clube preferido e um alternante para quando "o meu" não joga. Confesso, ainda, que me maravilho a ver o "puto maravilha" o qual, aliás, já começa a ter idade para ser tratado de outro modo.
Mas nada disto invalida que algo de perverso se passe neste mundo e que eu fique sempre estupefacta perante os milhões que o jogo movimenta e pelas astronómicas quantias que se pagam em salários e transferências.
Valerá mais o futebol do que a investigação, mais um jogador do que um cientista? Todos conhecemos os nomes dos craques. Alguém sabe quem são aqueles que na sombra dos seus gabinetes trabalham para melhorar a nossa vida?
Não haverá aqui uma profunda inversão de valores na qual, no fundo, todos nós temos um quinhão de responsabilidade?

HSC

7 comentários:

JS disse...

Talvez o futebol seja o novo ópio do povo.

Mad disse...

Cara Helena,

Talvez por causa da minha formação de marketeer (recuso-me a usar a expressão brasileira marqueteira...), percebo perfeitamente a sua perplexidade perante o facto de um jogo tão básico ser um sucesso a nível planetário. Penso que isso define a humanidade, por mais arrogante (eu ia dizer cagona) que isto possa parecer. Devo dizer que não é o jogo em si que me repugna (não é, de todo; como a Helena, também gosto de ver um bom jogo, tecnicamente falando), são as novelas, o diz-que-disse, o que-ele-ganha, as frases feitas, os balneários, as namoradas, etc, etc, etc...

Quanto à sua primeira pergunta: claro que sim. Quanto à segunda: claro que não. E a terceira: claro que há, mas cientistas não vendem detergentes.

Desculpe ser óbvia.

Francisco Castelo Branco disse...

Sim, mas muito em parte também por causa dos fracassos portugueses noutras áreasc como a ciencia, literatura, medicina, tecnologia e politica!

E politica! Pela forma como a politica está, as pessoas refugiam-se no futebol e na suas conquistas
A Selecção é um caso paradigmático disto!

Rosa disse...

Parece-me claro que essa inversão de valores existe. Eu própria gosto de ver um bom jogo de futebol, mas considero os salários, as transferências, as cláusulas de rescisão... uma verdadeira imoralidade.

mafegos disse...

Nao é só o futebol,é também os actores de cinema,que até na maioria das vezes só monstram a cara todo o resto é feito por computadores,é a Madona que também ganha milhões e muitas outras ainda piores,é no fundo a mercado e a publicidade a funcionar.
Existem vários canais de medicina,que podiam pegar nos grandes cirurgiões e faziam publicidade,tal cirurgião vai fazer uma operação em directo em tal dia,assista ao vivo no sofa,não perca esta maravilha da medicina.
Arranjava-se a publicidade da sagres,do mateus rosé e se calhar o tal cirurgião,ficara a ganhar tanto como o Ronaldo,o que falta é ser criativo.
Tenha fé,haveremos de chegar lá.

Renata Figueiredo disse...

Olá Helena,
Seu artigo me fez lembrar do médico Dr. Eduardo Barroso e o conteúdo do seu pedido de demissão.
Pouco se falou sobre esta atitude NOBRE....
Bom fim-de-semana,

Renata Figueiredo disse...

Olá Helena!
Há mais ou menos 3 horas atrás, escrevi o comentário acima, e depois fui lavar a louça da janta rs e continuei a pensar no que tinha escrito e achei injusto ter esquecido de dar minha opinião sobre o Cristiano Ronaldo.
Na minha visão, Cristiano Ronaldo é um exemplo de auto-conhecimento, segurança, perseverança, determinação e muito mais, um homem que sabe trabalhar sua força interior para receber a ajuda da Vida e ser o sucesso que é...
Ter dinheiro não é nenhum pecado, usa-lo mal acredito que seja, mas isso é problema de cada um.
Como acredito em Deus e sei que o mesmo não faz distinção entre seus filhos, concluo que todos tem a mesma oportunidade do que Cristiano Ronaldo e outros. Tenho como prova do que escrevo meu pai e minha tia.
Obrigada pela oportunidade,