quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O circo

Cheguei a casa e liguei a tv para as notícias. Apanhei o debate quinzenal com o governo. Pior, só mesmo a enxaqueca que trazia causada por uma travessia do Chiado, que contarei depois.

Debatia-se, pela enésima vez, temas de que falamos todos os dias, sem que nada pareça mudar: a transparência, a corrupção, o BPN, o BPP, o BCP e também, para ajudar, a autenticidade duns elogios que a OCDE teria feito a Portugal e que foram desmentidos posteriormente pela própria OCDE. Seguidos, claro, de muita confusão e vários gritos.

No fundo, o que pairava no ar sem nunca ser mencionado, era o caso Freeport e as afirmações feitas pelas entidades inglesas... O PM, que é perito em responder às questões que lhe põem, com perguntas relativas a outros assuntos, estava manifestamente fora de si, falando de ciumes e de invejas da oposição, descendo o nível que se deve exigir de um chefe de governo. Enfim, um espectáculo circense pouco divertido e com demasiados números de trapézio.

Entretanto, e já sem surpresa digna de registo, continuam a descobrir-se novas operações fraudulentas no BPP. Que tiram quaisquer résteas de tranquilidade ou confiança no sistema financeiro, incapaz de responder às falências gravíssimas anunciadas.

E pensar que vamos ter, neste ambiente, três actos eleitorais este ano...


H.S.C


Sem comentários: